Título: Em Londres, Lula ironiza texto de FH
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 15/04/2011, O País, p. 14
Não dá para entender como "estudou tanto e quer esquecer o povão", diz
LONDRES. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou ontem as declarações de seu antecessor, Fernando Henrique, que escreveu artigo recomendando que a oposição priorize a disputa de votos com o PT nas novas classes médias, em vez do "povão". Em visita a Londres para uma palestra a investidores patrocinada pela espanhola Telefonica, Lula chegou a citar o general João Baptista Figueiredo, ex-presidente, para reagir a FH:
- Já tivemos político dizendo que preferia o cheiro de cavalo ao do povo (Figueiredo) e, agora, um ex-presidente que fala ser preciso não ir atrás do povão. Não sei como alguém estuda tanto e quer esquecer o povão. O povão é a razão do Brasil, e dele fazem parte a classe média, os ricos e os mais pobres. Todos são brasileiros.
Ele acusou parte da oposição de torcer por uma desgraça:
- Não engolimos a oposição, e sim saímos fortalecidos do processo eleitoral. É assim mesmo. Já fui oposição com apenas 16 deputados. Tinha cinco quando criei o PT. A oposição precisa saber que o povo brasileiro não quer uma oposição vingativa, com ódio, negativista. Quer gente que pense com otimismo no Brasil. Atingimos um estado de autoestima do qual não podemos voltar atrás. Isso a oposição não compreende, quer desgraça para ter razão. Não vai ter.
Lula disse que o medo de uma volta da inflação é exagerado. Argumentou que as metas de inflação estabelecidas em seu governo tinham uma margem de segurança que previa variações, como o atual patamar de 4,75%.
- Não tem perigo de voltar (inflação). Quando estabelecemos a meta de 4,5%, colocamos uma banda de 2,5% para mais ou menos. Estamos dentro. Sei os efeitos da inflação no bolso do trabalhador e sei que não vamos deixar a inflação voltar. Conheço a presidente Dilma, ela já tomou as medidas necessárias.
O ex-presidente visitou uma churrascaria brasileira que funciona na arena O2, onde fez a palestra. Lá encontrou funcionários brasileiros, com quem conversou e tirou fotos. Lula foi para Madri, onde almoçará com o premier José Luiz Zapatero e assistirá, amanhã, ao jogo entre Real Madrid e Barcelona.