Título: Clã dos Windsor não tem plebeus há 351 anos
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 17/04/2011, O Mundo, p. 45
LONDRES. Fácil não seria para nenhuma família cujo filho ou filha está prestes a entrar num dos clãs mais observados e comentados do mundo. Mas para os Middleton, o anúncio do casamento do príncipe William representou um desafio ainda maior em função do peso extra da ocasião: quando Kate subir ao altar, em 12 dias, ela será a primeira noiva plebeia a se casar com um Windsor do círculo principal desde que, em 1660, Anne Hyde disse ¿sim¿ ao então duque de York e futuro rei James. E ainda assim a noiva era filha de um dos principais assessores do então soberano, Charles II.
Uma origem bem diferente dos Middleton, cuja fortuna, como bem observado por algumas más-línguas da aristocracia britânica, foi feita vendendo saquinhos-surpresa para festas. Ao mesmo tempo, porém, a família de Kate terá de exibir o comportamento mais nobre possível para lidar com atenções e tensões despertadas desde o momento em que a futura rainha começou a namorar não apenas um príncipe, mas o filho mais velho de Charles e Lady Di, nos idos de 2003. Tudo isso sem o batalhão de assessores e seguranças à disposição da família do noivo.
Com exceção do comunicado lido por Michael e Carole Middleton em novembro do ano passado, por ocasião do anúncio do noivado, e de uma entrevista superficial dada pela irmã mais velha de Kate, Pippa, para a revista do jornal ¿Sunday Times¿ (há ainda o irmão caçula, James), a família vem se mantendo calada diante do interesse da mídia. Mas não sofre calada: no início do mês, contactou a Comissão de Queixas sobre a Imprensa para relatar exageros na perseguição a Carole e Pippa, motivando um alerta do órgão para as redações.
Kate e a família não dispõem do mesmo aparato dos Windsor, mas têm um exército informal à disposição. No vilarejo de Bucklebury, ao norte de Londres, para onde a família se mudou depois de a empresa de venda de produtos de festas montada pelo ex-despachante e a ex-aeromoça da British Airways decolou. Vizinhos não apenas protegem segredos da família como ainda contra-atacam possíveis críticos.
¿ O único crime cometido por Michael e Carole foi começar seu próprio negócio e zelar pelo bem-estar da família. O fato de eles terem criado um filha que fisgou o coração do príncipe deveria merecer elogios, mas nesse país obcecado por classes sociais, há aqueles que jamais vão perdoar os Middleton por não terem origens aristocráticas ¿ reclamou um amigo da família numa entrevista ao ¿Daily Telegraph¿¿.
Rainha não pediu para conhecer os pais de Kate
Foi uma referência também ao festival de anedotas sobre gafes no trato com a família do noivo. E se Carole Middleton realmente cometeu um deslize ao ser flagrada mascando chiclete durante a cerimônia de formatura de William na Academia Militar de Sandhurst, em 2006, ela jamais estilhaçou o protocolo real ao usar um ¿prazer em conhecê-la¿ em vez de ¿como vai, madame?¿ ao ser apresentada à rainha Elizabeth. Isso porque as duas famílias só serão formalmente apresentadas no dia do casamento, já que a rainha não requisitou um encontro prévio com a família da noiva ¿ algo que também alimentou especulações de esnobismo.