Título: Secretário diz que é difícil expulsar milícia
Autor:
Fonte: O Globo, 14/04/2011, Rio, p. 14
O condomínio Ferrara, construído pelo programa ¿Minha casa, minha vida¿, em Campo Grande, foi invadido e ocupado por um grupo de milícia ¿ e, até hoje, a prefeitura do Rio não conseguiu retomar os imóveis.
¿ Quando se tem o aparato policial infiltrado no problema, é muito mais difícil combatê-lo ¿ desabafou o secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar.
Bittar confirmou que ex-moradores de áreas de risco, removidos para casas do programa, são violentamente intimidados por miliicianos. Desde a posse do prefeito Eduardo Paes, 3.500 famílias foram reassentadas, sendo 2.800 na Zona Oeste.
¿ Essas pessoas vivem sob terror permanente. Famílias são retiradas à força de suas casas ¿ diz Bittar.
Bittar denunciou o caso ao Ministério da Justiça, à Caixa Econômica Federal ¿ órgão gestor do ¿Minha casa, minha vida¿ ¿ e à Secretaria de Segurança:
¿ Estive pessoalmente com o secretário José Mariano Beltrame. Logo depois, a polícia fez uma operação no condomínio Ferrara. Mas nada andou.
As quadrilhas cobram ¿contribuição¿ de R$40 mensais por residência. Segundo denúncias à Pastoral das Favelas, duas pessoas que se recusaram a pagar teriam desaparecido.
Beltrame acionou o comando da Polícia Militar, que se reuniu com a Secretaria de Habitação. Mas a corregedoria do órgão não constatou PMs praticando crimes no local.
* Do Extra