Título: Filha mais velha de Roberto Carlos morre em SP
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 17/04/2011, O País, p. 15

SÃO PAULO. A três dias de completar 70 anos, o cantor Roberto Carlos foi acordado ontem por uma tragédia: sua filha mais velha, Ana Paula Rossi Braga Ferreira, morreu subitamente durante a madrugada, no apartamento onde vivia com o marido, no Itaim, em São Paulo. Ana Paula, de 45 anos, teria começado a passar mal no meio da noite. Seu marido, o guitarrista Paulinho Ferreira, da banda que acompanha o cantor, chamou um vizinho médico, mas ela teve uma parada cardíaca e morreu instantaneamente.

Ana Paula era filha do primeiro casamento de Nice, a primeira mulher de Roberto Carlos. Era considerada filha pelo cantor, que a criou desde os dois anos. Tinha uma vida discreta, longe dos holofotes que cercam o pai, mas sempre presente em suas turnês. Ela também foi casada com o cantor Antônio Marcos, que morreu em 1992.

¿ A gente fica muito pesarosa pelo Roberto, porque a dor dele não para. A vida está cobrando muito caro dele. Muito caro: a cada hora é uma coisa ¿ lamentou a cantora Martinha, ao chegar ao velório no Hospital Albert Einstein, ontem à tarde.

A ¿dor que não para¿, segundo a cantora, é uma referência à morte da mãe do cantor, há exatamente um ano. Laura Braga, a Lady Laura, morreu enquanto o filho estava em uma turnê nos Estados Unidos. Desta vez, por coincidência, Roberto estava em São Paulo resolvendo problemas de seu escritório.

¿ Foi uma morte muito repentina. A gente espera que os mais velhos vão antes dos mais novos. É muito triste. Ana Paula sempre viajava com a gente. Vi essa menina pequena, aos sete anos, e em sua vida toda ¿ disse o baterista Norival Dangelo, da banda de Roberto Carlos.

Como Ana Paula morreu em casa, seu corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da região. O laudo com a causa específica da morte sairá em 60 dias, segundo a assessoria do cantor. Tios de Ana Paula foram ao IML liberar o corpo para o velório, que recebeu um forte esquema de segurança. Segundo parentes, a moça não tinha problemas de saúde. Amigos de Ana Paula e de Roberto confirmaram a informação. O sepultamento ocorreu no final do dia, no cemitério do Araçá.

Artistas da Jovem Guarda, como Wanderléa e Martinha, ficaram ao lado de Roberto Carlos no velório, assim como músicos da banda e amigos do cantor como o Padre Antonio Maria e a publicitária Bia Aydar.

¿ Ele não fala nada. Só chora ¿ contou a publicitária ontem à tarde, ao deixar o velório.

O médico Marco Aurélio Cunha, amigo da família, afirmou que, embora tenha força para superar as adversidades, a morte da filha havia calado fundo em Roberto Carlos:

¿ Ele é forte, mas é muito triste perder uma filha.

O padre Antonio Maria, que estava se preparando para uma viagem religiosa ao litoral, afirmou que ficou sabendo da morte e correu para o velório, onde fez orações com parentes e amigos de Ana Paula:

¿ Fico pensando na dor de Roberto e da família toda. Ana Paula era uma moça muito querida. Ela estava tão feliz. Não é nada fácil um susto desses perto do aniversário dele.

Os irmãos de Ana Paula, Dudu Braga e Luciana, chegaram antes do pai ao velório, mas em silêncio. Em sua página no Twitter, Dudu lamentou a morte da irmã, agradeceu a solidariedade dos fãs e amigos do Rei, e informou que seu pai havia feito uma canção, com Erasmo Carlos, em homenagem à filha em 1970. A música é Ana. ¿Dor, força e superação, a vida nos dá e pede isso todos os dias! Minha irmã Ana Paula te amo para toda a vida¿, escreveu Dudu.