Título: A difícil tarefa de emagrecer
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 19/04/2011, Ciência, p. 28

Perder peso é desafio diante de tentações alimentares e sedentarismo

XAVIER precisa perder 42 quilos, segundo médico

Donizeti Costa

SÃO PAULO. O motoboy Luís Fabiano Xavier de Sá, de 35 anos, está entre os 52,1% de homens brasileiros com sobrepeso. Não que seu físico chame muito a atenção nas ruas, mas seus 116 quilos, distribuídos em 1,75 metro de altura, o colocam com IMC (Índice de Massa Corporal) de 37,88 ¿ ou seja, no grau II de obesidade, segundo padrões internacionais. Para chegar ao peso ideal, ele teria que emagrecer 42,5 quilos.

Mas, por enquanto, Xavier ¿- que, por uma infeliz coincidência, trabalha à noite em uma pizzaria ¿ quase dá de ombros para o problema.

¿ O médico já me alertou que meus índices de triglicérides e colesterol estão altos, mas ainda não me preocupei muito com isso. Afinal, não estou com diabetes, embora eu tenha um histórico familiar que aponta para isso. Meu avô, meu pai e minhas duas avós eram diabéticos e hipertensos ¿ revela.

A grande vilã na história do motoboy é, como para a maioria dos brasileiros cheinhos, a falta de educação alimentar.

¿ Engordei muito depois que me casei pela primeira vez, há dez anos. Desde então, até tentei fazer alguns regimes, mas não consegui. Adoro massas, doces, além de um churrasco e uma cervejinha de final de semana. Gosto também de legumes e verduras, mas não aguentaria comer isso todos os dias.

Durante boa parte de sua vida, o gerente de qualidade Ipoty Penha de Moraes Júnior, de 29 anos, conviveu com dois dos maiores problemas enfocados pela pesquisa: tabagismo e sobrepeso.

¿ Eu pesava 104 quilos, para 1,80 metro de altura. Mas desde que parei de fumar, em 17 de janeiro, emagreci dez quilos ¿ orgulha-se o rapaz, admitindo que só fez as pazes com a balança depois que, de fôlego renovado, pôde se dedicar com mais frequência ao futebol, a caminhadas e ciclismo.