Título: ZTE terá polo industrial em São Paulo
Autor:
Fonte: O Globo, 16/04/2011, Economia, p. 27

SANYA (China). A estatal chinesa ZTE, uma das maiores fabricantes de equipamentos de telecomunicações do mundo, anunciou um investimento de US$200 milhões em quatro anos na construção de um polo industrial em Hortolândia, no interior de São Paulo, que produzirá tanto para abastecer o mercado brasileiro quanto para exportação. Será a primeira fábrica e o primeiro centro de pesquisas e desenvolvimento da empresa fora da China.

A decisão de investimento havia sido comunicada à presidente Dilma Rousseff na quarta-feira, mas os números do projeto foram informados ontem, durante uma visita da presidente à sede da fábrica, em Xian, capital da província de Shaanxi. Dilma fará hoje uma visita aos guerreiros terracota, último programa de sua viagem à China, iniciada no domingo passado.

Segundo o presidente da ZTE Brasil, Eliandro Ávila, o polo incluirá uma fábrica para a produção de aparelhos celulares, modems e equipamentos de infraestrutura para redes de telecomunicações; um centro de pesquisa; um centro de treinamento e um call center. A fábrica deve começar a produzir em um ano e vai gerar cerca de dois mil empregos.

- O Brasil deverá se tornar em breve a quinta maior economia do mundo e há enormes perspectivas de crescimento para a infraestrutura de comunicação - afirmou Ávila. - Um dos maiores motivadores foi a possibilidade de participação no Plano Nacional de Banda Larga como fornecedor de equipamentos.

A ZTE está desde 2002 no Brasil, onde possui escritórios de venda e assistência ao consumidor, além de uma parceria tecnológica e estratégica com a Evadin, no Amazonas, um negócio que deve continuar, apesar da instalação da fábrica.