Título: Bento XVI responde a fiéis pela TV
Autor:
Fonte: O Globo, 23/04/2011, O Mundo, p. 27
ROMA. O Papa Bento XVI foi pioneiro, ao participar pela primeira vez na História do Vaticano, de um programa na televisão italiana, respondendo a perguntas de sete pessoas mundo afora. Na transmissão, gravada e denominada ¿A sua imagem¿, o Papa aconselhou uma muçulmana da Costa do Marfim, uma criança japonesa e uma mãe, cujo filho está em estado vegetativo. As perguntas foram selecionadas entre três mil enviadas desde o início do ano, quando a iniciativa foi anunciada.
Em resposta à marfinense, o Papa Bento XVI condenou protestos violentos, dizendo que a truculência ¿não é um caminho para se escapar da dificuldade¿. O Pontífice comentou a situação no Iraque, ressaltando o diálogo entre religiões.
¿ Não temos as respostas, mas sabemos que Jesus sofreu inocentemente, como vocês, e não foi em vão ¿ disse o Papa à japonesa, que perguntou sobre o sofrimento gerado pela tsunami em seu país.
Assim como seu antecessor João Paulo II, Bento XVI não costuma conceder entrevistas. O programa, transmitido na tarde da Sexta-Feira da Paixão, na hora estimada da morte de Cristo, marca uma tentativa de reaproximar o Pontífice dos 1,2 bilhão de fiéis católicos. Bento XVI, que lamentou anteontem o declínio do catolicismo no Ocidente, foi alvo recente de críticas, muitas motivadas pela postura do Vaticano diante de casos de pedofilia envolvendo padres católicos. À noite, o Pontífice liderou a tradicional representação da via-crúcis no Coliseu, em Roma.
Ao redor do mundo, cristãos celebraram a Sexta-Feira da Paixão. Em várias cidades, fiéis fizeram procissões, pagaram penitências e encenaram a Paixão de Cristo. Em Jerusalém, em Israel, centenas de peregrinos do mundo todo percorreram a via-crúcis, alguns deles carregaram cruzes de madeiras. A cidade velha se tornou palco de um encontro de religiões: como a Páscoa judaica coincidiu com o feriado cristão, muitos judeus visitaram o Muro das Lamentações. A segurança foi reforçada, mas não houve registro de tumulto.