Título: Senador cobra de Sarney desculpa à família de Ulysses
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 20/04/2011, O País, p. 11

Simon critica menção a ex-deputado como "político menor"

BRASÍLIA. Da tribuna, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) cobrou ontem do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), um pedido de desculpas à família do ex-deputado Ulysses Guimarães, morto em 1992 num acidente de helicóptero. Isso por conta de uma afirmação publicada no livro "Sarney, a biografia", na qual o presidente do Senado refere-se a Ulysses como "um político menor, que tem o gosto da arte da política, puro gosto do jogo, nada mais", sem "grandeza nem espírito público". Simon sugeriu que as desculpas fossem encaminhas à enteada de Ulysses, Celina Campello.

- Eu tenho certeza, Celina, de que o presidente Sarney vai telefonar para ti. Vai lamentar e vai dizer que, num livro de 600 páginas, isso escapou. Ele não vai deixar, dentro da sua biografia, permanecer uma frase como essa, uma frase menor. Sarney voltará a ter o respeito de todos nós se disser: "Houve um equívoco, houve um erro, houve um vazio, e eu peço desculpas" - cobrou Simon.

O senador gaúcho fez questão de ressaltar a importância histórica de Ulysses, lembrando que ele, como presidente da Câmara, teria renunciado ao direito de assumir a Presidência da República, em 1995, quando o então presidente eleito, Tancredo Neves, adoeceu, garantindo, assim, a posse de seu vice, Sarney - o que assegurou a sucessão de um civil, após 20 anos de regime militar.

- Não são muitas as pessoas na História da Humanidade que têm esse gesto que o dr. Ulysses teve - disse Simon.

Para Simon, Sarney deveria ser grato a Ulysses, pois ele é quem teria orientado e coordenado todas as forças para que Sarney assumisse o comando do país em meio à doença de Tancredo. O presidente do Senado tem evitado comentar a repercussão do livro.