Título: Akatu Mirim: é brincadendo que se aprende
Autor: Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 24/04/2011, Economia, p. 34

Portal sobre consumo sustentável traz informação e atividades para crianças de 6 a 12 anos

NA PÁGINA de abertura do portal, a criança é convidada a conhecer o ciclo do petróleo

Eles serão os futuros tomadores de decisão num mundo que vai ser mais sustentável ou ainda mais crítico do que o que vivemos hoje, dependendo do que começarmos a fazer agora. Com essa visão, o Instituto Akatu comemora sua primeira década lançando um portal voltado a crianças com idades entre 6 e 12 anos. A ideia do Akatu Mirim (www.akatumirim.org.br) é usar a curiosidade infantil e a afinidade dessa geração com a internet para ajudar a formar cidadãos mais críticos e preparados a um consumo mais sustentável.

¿ Trabalhar com crianças sempre foi um sonho do Akatu. Ano passado começamos este projeto. Fizemos uma pesquisa que mostrou que as crianças são curiosas por princípio e, hoje, com mais autonomia, exercitam esta sede por novidades na internet. Daí a ideia de um portal que seja ao mesmo tempo lúdico, educativo e informativo sobre o consumo consciente ¿ explica Camila Melo, gerente dos Programas de Educação de Crianças e Jovens do Akatu.

Os jogos são a porta de entrada para apresentar o consumo consciente à garotada. Mostrar de onde vem e para onde vão as coisas, ou seja, o conceito de ciclo de vida do produto, é uma das linhas mestras do portal.

¿ Queremos que eles entendam que tudo vem da natureza e volta para ela. Temos blocos temáticos com atividades. O primeiro deles, já no ar, é sobre petróleo, mês que vem será sobre sacolas plásticas, seguidos por garrafas plásticas, balas e celular ¿ antecipa a gerente.

Na proposta do Akatu, a criança é o protagonista e o agente multiplicador dos conceitos da sustentabilidade em casa e na escola. Camila acrescenta que os pais e os professores também estão contemplados no portal:

¿ Criamos um link com dicas sobre o que conversar a respeito do tema com a garotada e sugestões de alguns planos de aula.

O portal faz parte de um projeto maior de educação do Akatu, que já desenvolve um trabalho de conscientização com professores e alunos de escolas públicas em várias partes do país. Os planos do instituto são ambiciosos e preveem o lançamento de um site para professores e, futuramente, de um portal específico para educação.