Título: Pequenas ações para salvar o planeta
Autor:
Fonte: O Globo, 22/04/2011, Ciência, p. 24

No Dia da Terra, organização propõe medidas de preservação do meio ambiente

Em comemoração hoje pelo Dia da Terra, data criada em 1970 pelo senador americano Gaylord Nelson e ativistas para aumentar a consciência sobre meio ambiente e inspirar ações para limpá-lo, ativistas incentivam um esforço chamado ¿Um bilhão de atos verdes¿. Eles pedem que as pessoas se comprometam on line (http://act.earthday.org) a fazer algo pequeno, porém sustentável, em sua próprias vidas para melhorar a saúde do planeta, como, por exemplo, passar a usar lâmpadas fluorescentes, reduzir o uso de pesticidas e outros produtos químicos.

¿ Milhões de pessoas fazendo algo pequeno, atos individuais, podem conseguir uma mudança real ¿ disse Chad Chitwood, um porta-voz da organização.

Hoje serão realizados centenas de eventos por todos os Estados Unidos, e também em pelo menos 192 países. Na América do Norte haverá desde a estreia do novo filme do diretor de ¿Quem assassinou o carro elétrico¿, ¿A revanche do carro elétrico¿, no festival de cinema de Tribeca em Nova York, à discussão a respeito da criação da economia verde em 12 cidades ao longo da costa do Golfo do México, atingida pelos efeitos da poluição de óleo causada depois do acidente com a plataforma BP Horizon.

Em mais uma celebração pelo Dia da Terra há pouco a comemorar. As temperaturas continuam a aumentar no planeta, devido as ações humanas, numa taxa média de 0,1 grau por década. E se estima que nos próximos cem anos o mar se eleve em 59 centímetros, com efeitos desastrosos. O aquecimento global é uma ameaça à biodiversidade, e 60% dos corais podem desaparecer. Sem falar no aumento das chuvas torrenciais e da frequência de fenômenos como furacões e terremotos, seguidos de tsunamis.

Para piorar, não há solução a curto prazo para resolver o problema, por falta de consenso. O consumo atual de recursos naturais ultrapassa em 50% a capacidade do planeta suportar e regenerar esses recursos.

Mas desde a primeira celebração do Dia da Terra ¿ que começou como um movimento universitário e não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas ¿ a data se tornou um importante acontecimento educativo e informativo. E os ambientalistas conseguiram vários progressos, como a aprovação da Lei do Ar Limpo, da Lei da Água Limpa e das Espécies Ameaçadas.

O evento foi o resultado de uma série de movimentos que tiveram início nos anos 50, quando pesquisadores começaram a notar o impacto da industrialização no ecossistema da Terra. Tanto que, em 1970, já havia grande preocupação com o crescimento populacional, o aumento da fome no planeta e a poluição do ar e da água. E em 1972 foi realizada a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente em Estocolmo, com o objetivo de sensibilizar os governantes sobre a importância dos problemas ambientais e de se aplicar medidas para erradicá-los.