Título: Após pressão, Dilma dará comando do Conselhão para Moreira Franco
Autor: Camarotti , Gerson
Fonte: O Globo, 26/04/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Depois de forte pressão do PMDB, a presidente Dilma Rousseff decidiu transferir o comando do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social para o ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). O anúncio será feito hoje, pela própria Dilma, na primeira reunião do Conselhão em seu governo.

A transferência do Conselhão significou um golpe para o PT. O órgão estava subordinado à Secretaria de Relações Institucionais, cujo titular é o ministro Luiz Sérgio (PT-RJ), e os petistas resistiam em esvaziar a pasta cuja missão é fazer a interlocução política com o Congresso. O decreto com a transferência será publicado no Diário Oficial.

A mudança de comando do Conselhão ocorreu depois de uma cobrança do vice-presidente, Michel Temer, presidente licenciado do PMDB. Havia forte incômodo no comando do partido com o esvaziamento da pasta de Moreira Franco.

Em dezembro, quando convidou o peemedebista para a SAE, Dilma concordou em "turbinar" a pasta com o Conselhão e também com a tarefa de formulação das políticas de saneamento. Mas, depois de quase quatro meses de governo, o acordo não havia sido cumprido.

Ao GLOBO, Moreira Franco negou que tenha ameaçado deixar o governo:

- Não faço política com ameaças, ainda mais com a presidente da República. Sou educado, correto, decente. Agora, acho natural essa transferência do Conselhão. Isso estava acordado com a presidente Dilma desde dezembro. E o momento para a troca de comando ocorre agora, porque essa será a primeira reunião do Conselho.

Em relação à aplicação da política de tratamento de resíduos sólidos, ainda não há uma tarefa específica para o ministro.

Um dos principais motivos para a demora da primeira reunião do Conselhão no governo Dilma era justamente a negociação para transferência de comando. Um grupo de conselheiros chegou a fazer um abaixo-assinado para mantê-lo subordinado à Secretaria de Relações Institucionais. A estratégia do PT era de ganhar tempo e com isso evitar a perda de poder num ministério petista.

Ainda ontem, interlocutores de Luiz Sérgio demonstravam otimismo com a possibilidade de manter o Conselhão na SRI.

O Conselhão tem 90 conselheiros, sendo mais da metade de empresários. Os demais integrantes são ministros e outros representantes da sociedade civil. O primeiro titular da pasta foi o ex-ministro Tarso Genro. A partir de 2004, foi coordenado pelo ex-ministro e hoje governador da Bahia, Jaques Wagner. Em 2005, no auge do escândalo do mensalão, o Conselhão foi incorporado à pasta de Relações Institucionais, quando Wagner passou a acumular as duas funções.