Título: Oposição pede investigação sobre uso do Twitter da TV Brasil contra Aécio
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/04/2011, O País, p. 9
Presidente da emissora diz que já está apurando e promete punição
BRASÍLIA. O Bloco Parlamentar de PSDB e DEM da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, liderado pelo deputado tucano Bonifácio Mourão, enviou ontem à Procuradoria Geral da República pedido para que se apure o uso político do perfil da TV Brasil no Twitter contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). O motivo da investigação seria um post da empresa estatal colocado no ar na última terça-feira que dizia o seguinte: "Aécio Neves mentiu ao país. A sua habilitação para dirigir foi renovada em 31/05/2010".
Essa informação foi contestada pelo Detran mineiro, que confirmou a versão do senador e esclareceu que, em maio do ano passado, teria sido emitida a segunda via de sua carteira de habilitação, que venceu, de fato, em 15 de março de 2011.
Em nota divulgada ontem, a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e TV Brasil, Tereza Cruvinel, explicou que o perfil da empresa no Twitter, utilizado exclusivamente para divulgar a programação da emissora pública, teve seu acesso violado e veiculou mensagem ofensiva ao senador Aécio Neves.
Assim que a mensagem pirata foi descoberta pela área de comunicação da empresa, ela teria sido excluída. Em seguida, foi veiculado um pedido de desculpas da empresa, sem citar nominalmente o parlamentar mineiro, para evitar uma exposição maior.
A presidente da EBC informou que chegou a telefonar para o gabinete do senador quando soube do ocorrido, para explicar o que acontecera. Segundo Tereza Cruvinel, uma investigação teria sido iniciada ainda na noite da última terça-feira pela área de tecnologia, em busca de esclarecimentos sobre a origem da mensagem. Ela disse ainda que, se eventualmente a origem for interna, haverá apuração de responsabilidade e correspondente punição.