Título: Dilma toma vacina contra a gripe e convoca população a fazer o mesmo
Autor:
Fonte: O Globo, 26/04/2011, O País, p. 12

Idosos, gestantes e crianças de até 2 anos têm de ser imunizados

BRASÍLIA e RIO. A presidente Dilma Rousseff tomou ontem a vacina contra gripe e recomendou a toda população acima dos 60 anos, às gestantes e às crianças entre seis meses de idade e 2 anos que também se imunizem. A campanha vai até 13 de maio. O Ministério da Saúde adquiriu, por R$230 milhões, 33 milhões de doses, que devem atender um público estimado em 30 milhões de pessoas. No sábado, haverá uma mobilização nacional pela vacinação.

- A vacina é uma coisa fundamental para as pessoas - disse a presidente após se vacinar no posto médico do Palácio do Planalto. - Ela protege, impede que você possa ter alguma coisa de grande complicação, como pneumonia, e tem um lado da vacina que é muito importante: o fato de que nosso país, na área de vacinas, tem uma grande tradição de imunização.

Dilma afirmou que antes a vacina só era aplicada para idosos e para a população indígena. Neste ano, o Ministério da Saúde incluiu gestantes e crianças entre seis meses e dois anos.

- Vai ter vacina para todo mundo. Então, eu faço um apelo para as mães de crianças de seis meses a 2 anos e para as grávidas para que não deixem de se vacinar. E as pessoas acima de 60 anos também. Eu estou na categoria acima dos 60 anos - disse Dilma, que tem 63 anos.

Ela brincou com fotógrafos que registraram o momento:

- A gente estava investigando quais eram as categorias dos fotógrafos. Houve uma negativa generalizada (de que estivessem acima dos 60 anos). Ninguém quis tomar vacina.

No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil espera imunizar 80% da população-alvo, de cerca de 1,16 milhão de pessoas. A vacina também protege contra o vírus da Influenza A (H1N1). Ontem, em postos de saúde da cidade, o maior movimento foi de idosos. No Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Tijuca, até as 11h a população mais velha já tinha consumido 500 doses da vacina. A aposentada Terezinha Azevedo Terry, de 75 anos, fez questão de ir logo cedo.

- Todo ano eu tomo vacina e nunca tive nenhum problema - afirmou.