Título: Vinte e cinco anos de Chernobyl
Autor:
Fonte: O Globo, 26/04/2011, Ciência, p. 32

Aniversário do maior acidente nuclear da História provoca mobilizações

Um mundo ainda assustado com o descontrole dos reatores de Fukushima, no Japão, vê a explosão da usina nuclear de Chernobyl, a pior já registrada na História, completar hoje 25 anos. Eventos em todo o mundo marcaram a data.

Um reator instalado na cidade ucraniana explodiu no dia 26 de abril de 1986, liberando uma nuvem radioativa que espalhou-se por boa parte da Europa, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas.

Uma conferência internacional de doadores realizada na semana passada, em Kiev, levantou 550 milhões dos 740 milhões necessários para construir um novo abrigo e uma nova unidade de armazenamento de combustível irradiado.

O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, e o patriarca ortodoxo russo Kirill homenagearam as vítimas do acidente nuclear ontem à noite, com orações em Kiev. Ambos devem visitar Chernobyl hoje.

À época, as lideranças da União Soviética, a que pertencia a Ucrânia, silenciaram-se diante do acidente. O primeiro pronunciamento do Kremlin veio apenas três dias depois.

- O Estado não teve a coragem de admitir imediatamente as consequências do que havia acontecido - condenou ontem o atual presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.

Lembrando a data, ativistas do Greenpeace, reunidos ontem em frente à sede do BNDES, tingiram de laranja o céu do Largo da Carioca, no Centro. A ONG faz um apelo para que o banco suspenda o financiamento para a construção da usina nuclear de Angra 3.