Título: Na América do Sul,Lima é referência de privatização
Autor: Nogueira, Danielle; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 28/04/2011, Economia, p. 23
Heathrow é apontado como um fracasso
O modelo de gestão de aeroportos adotado mundo afora é bastante diverso, com exemplos bem e malsucedidos de gerenciamento pela iniciativa privada. O aeroporto de Lima, por exemplo, controlado pela alemã Fraport, é apontado como um exemplo de sucesso por especialistas. Em 2009 e 2010, foi considerado o melhor da América do Sul pela consultoria Skytrax, referência nesse tipo de classificação no setor.
A Fraport, uma das estrangeiras interessadas nos aeroportos brasileiros, tem 70% da LAP, empresa que detém a concessão do Aeroporto de Lima desde fevereiro de 2001. Desde então, já foram investidos US$275 milhões em ampliação e modernização de passageiros. A concessão é de 30 anos.
Já o aeroporto de Heathrow, em Londres, que também pertence à iniciativa privada, é apontado como um fracasso do modelo de privatização. Vendido em 1987 à britânica BBA, ele passou às mãos da espanhola Ferrovial em 2006. De lá para cá, os investimentos não foram suficientes para atender às necessidades dos passageiros.
¿ As taxas são altas e não há conforto para o passageiro. O capitalismo é selvagem. Temos que aproveitar o que ele tem de bom, que é a flexibilidade e a concorrência, mas é preciso regulação ¿ diz Jorge Leal Medeiros, especialista em transporte aéreo da USP.
Nos EUA, o modelo de gestão é misto. As empresas aéreas operam terminais onde detêm grande número de voos, mas a gestão dos aeroportos fica a cargo das câmaras de comércio, que atuam ao lado da administração municipal.
¿ É um modelo descentralizado e bem-sucedido ¿ diz Adyr da Silva, ex-presidente da Infraero.
Na Europa, o destaque são os aeroportos de Paris, administrados pela estatal Aéroport de Paris. Embora nas mãos do Estado, frisa Silva, a empresa tem autonomia na gestão. (Danielle Nogueira)