Título: Agência reguladora investiga caso de agressão no metrô
Autor: Merola, Ediane
Fonte: O Globo, 28/04/2011, Rio, p. 15

Empresa disse que procedimento de seguranças foi padrão

GABRIEL GONÇALVES (de azul) é agarrado por seguranças do metrô

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio (Agetransp) abriu um processo para apurar as responsabilidades de seguranças e de um usuário do metrô envolvidos numa confusão, anteontem à noite, dentro da estação em Botafogo. Por volta das 18h30m, o auxiliar de jardinagem Gabriel Gonçalves, de 35 anos, foi acusado por agentes de ter pulado a roleta para não pagar a tarifa e acabou arrastado para dentro de uma sala, onde diz ter sido agredido. Todos os envolvidos no incidente prestaram depoimento na central de flagrantes da 13ª DP (Copacabana), onde ambas as partes registraram ocorrência. O caso foi encaminhado para a 10ª DP (Botafogo).

Concessionária muda versão com divulgação de imagens

A confusão, presenciada por vários usuários, foi filmada pelo repórter Rogerio Coutinho, da TV Globo. As imagens mostram que, após passar pela catraca, o passageiro foi abordado por um segurança e puxado pelo braço. Um grupo saiu em defesa de Gabriel, que foi arrastado pela camisa e pela mochila.

Num primeiro momento, a concessionária divulgou nota informando que ¿o passageiro tentou pular o torniquete e foi detido pelos agentes de segurança, em procedimento de acordo com as normas, sem uso indevido de força¿. Após a exibição das imagens, no entanto, a empresa mudou o tom e disse estar ¿apurando com rigor o incidente¿, ressaltando que seus funcionários são treinados para agir ¿sem uso indevido de força¿.

A Metrô Rio ainda divulgou uma terceira nota, 24 horas depois do ocorrido, pedindo desculpas à população e informando que os seguranças foram afastados das funções até a até a completa apuração dos fatos.

Segundo a concessionária, a estação Botafogo passou por reformas e as câmeras ainda não foram reinstaladas. As imagens feitas pelo repórter, no entanto, mostram várias pessoas saindo em defesa de Gabriel. Mesmo assim, o homem é empurrado para dentro de uma sala de vidro. As imagens não mostram claramente, mas numa das cenas é possível vê-lo deitado no chão, se contorcendo de dor e passando a mão sobre uma marca na lateral do corpo, que parece ser um hematoma.

No momento em que Gabriel é levado para a sala, as imagens mostram um outro homem recebendo uma ¿gravata¿ de um segurança. Segundo um amigo, o acusado teria usado o cartão Riocard de um colega para passar pela roleta. Um segurança, com cassetete na mão, tentou impedir que o repórter fizesse as imagens, mas não conseguiu. Um outro agente agrediu verbalmente os usuários.

Hoje haverá audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a qualidade dos serviços públicos, e a confusão ocorrida no metrô será abordada. Os deputados também querem se reunir com representantes da concessionária, no dia 9, para que prestem esclarecimentos sobre a formação dos agentes. Os seguranças e os agredidos também serão convidados para apresentarem suas versões.

Em abril de 2009, quatro agentes de controle da SuperVia foram flagrados pela TV Globo espancando passageiros com socos, chutes e chicotadas. Eles foram demitidos e a empresa multada pela Agetransp.