Título: Por uma cidade mais sustentável
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 28/04/2011, O País, p. 13

Qualidade de vida será tema da 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista

BRASÍLIA. Sustentabilidade nas cidades é o tema da 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista, lançado em solenidade ontem que também celebrou os 60 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O concurso vai premiar este ano os melhores trabalhos sobre qualidade de vida, mobilidade nas cidades, gestão da água no meio urbano e impacto das mudanças climáticas, entre outros. Jovens cientistas serão premiados em quatro categorias: graduado, estudante do ensino superior, estudante do ensino médio e mérito institucional.

Além disso, há uma menção honrosa para o pesquisador com título de doutor que tenha se destacado por sua trajetória na área relacionada ao tema do prêmio, promovido pelo CNPq em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE. Além do prêmio em dinheiro - R$30 mil para o 1º lugar da categoria graduado, R$15 mil para o melhor trabalho de ensino superior, e laptops para os três melhores trabalhos de estudantes do ensino médio -, os vencedores ganharão bolsas de estudo do CNPQ e receberão o prêmio das mãos da presidente Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto.

O prêmio Jovem Cientista tem história. Há 30 anos, o engenheiro Henrique Sarmento Malvar ganhava pela primeira vez. Na época, o prêmio era uma iniciativa da instituição americana Marconi Foundation e da Fundação Roberto Marinho, que decidiu reeditá-lo. Professor de engenharia elétrica da Universidade de Brasília, Malvar desenvolveu estudo sobre filtros eletrônicos sintonizáveis, técnica para "limpar" o ruído de gravações telefônicas. Ele tinha só 24 anos.

Malvar conta que o importante foi a projeção que teve após a premiação. Naquele mesmo ano, ganhou uma bolsa de estudos para o Massachussetts Institute of Technology (MIT). Depois, voltou ao Brasil para dar aulas na UnB e retornou aos Estados Unidos como vice-presidente da Picture Tel, empresa que criou o primeiro sistema de videoconferência. Há 14 anos trabalha na Microsoft e é hoje o cientista-chefe da empresa:

- Acho que o Jovem Cientista foi o início de um processo. Tinha um trabalho publicado, mas não tinha nome. Foi bem importante. Tenho amigos que até hoje me chamam de jovem cientista.

As inscrições para o prêmio serão de 2 de maio a 31 de agosto, pela internet ou pelos Correios. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão no site www.jovemcientista.cnpq.br>.