Título: Por unanimidade, PT elege Falcão presidente
Autor: Camarotti, Gerson ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 30/04/2011, O País, p. 20

BRASÍLIA. Depois de uma intensa articulação de bastidor na véspera, o deputado estadual Rui Falcão (SP) foi eleito ontem por unanimidade como o novo presidente nacional do PT. Todas as tendências do partido apoiaram seu nome para substituir José Eduardo Dutra, que renunciou ao cargo por motivos de saúde. Com a decisão, o PT nacional voltou a ser comandado pelo grupo paulista, contrariando o desejo inicial da presidente Dilma Rousseff.

Depois de eleito, Falcão negou que tenha qualquer incompatibilidade com a presidente Dilma e refutou a versão de que o ex-ministro José Dirceu tenha sido o articulador de sua eleição.

Mandato do novo presidente nacional do PT irá até 2013

Diante da consolidação do nome de Falcão pelo grupo paulista, o PT, numa demonstração pública de unidade, elegeu-o por unanimidade, dando-lhe os 85 votos dos integrantes do diretório nacional. Ele exercerá o mandato até 2013.

¿ As críticas são comuns, mas elas não são verdadeiras no caso. Primeiro porque não há incompatibilidade com a presidente Dilma. Temos amizade profunda por ela e até já militamos juntos no passado. E o companheiro José Dirceu em nenhum momento interferiu no processo eleitoral ¿ disse Rui Falcão.

O senador Humberto Costa (PT-PE) era o nome preferido do Palácio do Planalto para substituir Dutra, mas ele não tinha apoio da maioria do diretório. Ainda assim, o núcleo do governo foi surpreendido pela articulação rápida do grupo paulista, que conseguiu consolidar o nome de Falcão em poucas horas.

Na noite de quinta-feira, em encontro no Alvorada, Lula e Dilma avaliaram que, apesar de contrariar o desejo inicial dos dois, a eleição de Falcão encerrou qualquer possibilidade de disputa interna no partido, o que era ponto positivo.

Dirceu estava na reunião do Diretório Nacional para votar pessoalmente em Falcão. Ele retornou na véspera de uma viagem a Londres, mas também negou, evitando maiores detalhes, influência no processo.

¿ Passei uma semana no exterior. Como poderia ter influenciado?

Na entrevista, Falcão rebateu a acusação feita pelo jornalista Amaury Ribeiro Junior de ter roubado informações de seu computador para fazer um dossiê contra o tucano José Serra. O novo presidente do PT lembrou que já está processando o jornalista pelas acusações. Ele também negou que tenha havido a produção de um dossiê na campanha petista contra a filha de Serra. Na ocasião, Falcão era o coordenador de imprensa da campanha de Dilma Rousseff.

¿ De nossa parte nunca existiu a produção de dossiês, a própria campanha mostrou que nunca existiu. O PT não fez dossiê. A pessoa que fez a acusação está sendo processada ¿ disse Falcão.

O novo presidente do PT ainda fez um diagnóstico do atual momento de fragilidade da oposição, mas ressaltou a importância dela para a democracia.

¿ A gente acha que a oposição é essencial para o funcionamento do regime democrático. E, se a oposição está fragilizada hoje, é justamente porque, num período recente, ela se conduziu por ideias do passado. Quando essas ideias são superadas ou entram em crise, a oposição fica sem projeto, cai em crise e se fragmenta. É isso que nós estamos vivendo hoje.

No discurso, logo depois de eleito, Falcão fez questão de citar os ex-presidentes petistas presentes José Genoino, José Dirceu e Ricardo Berzoini, todos do grupo paulista, além de José Eduardo Dutra, que já tinha deixado a sede do partido nesse momento. Numa fala protocolar de aproximação ao Palácio do Planalto, ele afirmou que a tarefa do PT é dar sustentação ao governo Dilma:

¿ O país vai bem, e nós queremos que ele vá ainda melhor. Nossa tarefa é dar sustentação às mudanças iniciadas no governo do presidente Lula e que prosseguem no governo da presidente Dilma Rousseff.

Mais tarde, Rui Falcão comentou sua relação com Dilma:

¿ Participei da campanha até o fim, não fui afastado. Eu e Dilma temos vários pontos em comum.

Novo comando do PT quer mais proximidade do Planalto

Em reuniões internas, antes da eleição, ficou decidido que Rui Falcão nomeará o secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi, para ser interlocutor junto ao governo para articular as demandas do partido. Há forte insatisfação do grupo que chega para comandar o PT com a falta de interlocução junto ao Palácio do Planalto e o distanciamento do poder.

Assessor especial da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia minimizou:

¿ Pode ser que tenha meia dúzia de descontentes. Mas somos um milhão de filiados. Não somos tão mesquinhos assim.