Título: Saúde afasta Dutra do comando do PT
Autor: Camarotti, Gerson ; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 30/04/2011, O País, p. 21

BRASÍLIA. Emocionado, mas firme, o ex-senador José Eduardo Dutra (SE) fez ontem relato de seus problemas de saúde e chegou a apresentar um laudo médico, emocionando os colegas. Ele contou que tem hipertensão crônica, agravada pelo estresse. A doença reativou um quadro de epilepsia que, segundo ele, não se manifesta por convulsões, mas por alterações bruscas de humor, depressão e confusão mental.

Ao falar durante a reunião do Diretório Nacional do PT, Dutra revelou detalhes de sua situação. Disse que passou dois dias e meio trancado num apartamento no Rio, num estado de confusão mental, e foi resgatado por um amigo. Foi quando fez os exames que diagnosticaram o seu problema de saúde.

Com humor, relatou que essa situação o levou a postar no Twitter uma cena que nunca existiu: que tinha participado em Caratinga, Minas Gerais, de um debate com a jornalista Míriam Leitão. Só depois, quando lhe perguntaram sobre o debate, ele percebeu que havia, de fato, postado a mensagem. ¿Debati com a Miriam Leitaao agora em CaratingaaM . Cine Itauna tava lotado¿, escreveu, em 15 de março. Ele contou que só teve certeza que escreveu o trecho porque seu aparelho de celular estava repetindo a letra ¿a¿.

Dutra justificou que estava renunciando para não prejudicar o PT e para fazer o tratamento médico corretamente:

¿ Para cumprir seu papel, o PT não pode estar fragilizado nem dividido. Alguns companheiros aconselharam que eu poderia renovar a minha licença, mas avaliei que não seria justo nem comigo nem com o PT. Tomei uma decisão sobre a qual tenho total responsabilidade: sair agora da presidência do PT. O partido define seu novo presidente e eu me cuido.

Dutra leu o laudo, assinado pelas médicas Maria Cristina Ayres e Sandra Fortes, atestando que ele apresenta ¿quadro de hipertensão arterial crônica ¿ com episódios agudos severos de crise hipertensiva associados ao estresse ¿ e síndrome metabólica¿. Segundo o texto, as ¿patologias provocaram a ativação do foco irritativo cerebral idiopático¿, provavelmente existente desde a infância. O próprio Dutra traduziu a linguagem médica para ¿um quadro de epilepsia¿.

Ele foi homenageado pelos colegas, que destacaram a coragem e importância de tornar público seu problema de saúde. O governador Marcelo Déda (SE), fez o discurso mais emocionado: lembrou que o ex-presidente Getulio Vargas escreveu que saía da vida para entrar na História, mas que os homens públicos precisam refletir que em vários momentos é preciso sair da História para entrar na vida.