Título: PT faz festa após decidir reintegrar Delúbio
Autor: Lima, Maria ; Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 30/04/2011, O País, p. 22

BRASÍLIA. Com aplausos e gritos e muito estardalhaço, os integrantes do Diretório Nacional do PT comemoram ontem à noite a aprovação, por 72% dos eleitores, da refiliação do ex-secretário de Finanças do partido Delúbio Soares, um dos 39 réus do processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal. A volta de Delúbio ocorre cinco anos e seis meses após sua expulsão do partido por gestão temerária das finanças petistas durante o escândalo do mensalão. Dos presentes, 60 votaram a favor, 15 contra e dois se abstiveram. O Diretório Nacional tem 85 integrantes.

Fracassou a tentativa de decisão por aclamação

A nova cúpula do PT, presidido desde ontem por Rui Falcão, tentou uma articulação para que Delúbio voltasse por aclamação, sem votos contrários, como aconteceu na própria escolha do sucessor de José Eduardo Dutra mais cedo. Mas não conseguiu.

Delúbio não participou da reunião, mas foi mantido informado pela mulher, Monica Valente, que é do Diretório Nacional. Anteontem, eles comemoraram com antecedência o retorno ao partido durante jantar na casa da senadora Marta Suplicy (PT-SP).

A reabilitação do ex-secretário de Finanças no mesmo dia do início do processo de beatificação do papa João Paulo II foi ironizada por alguns:

¿ Essa reunião teve algumas coisas engraçadas! Aconteceu junto com fatos importantes: o casamento de Kate e William, a beatificação do papa e outras coisitas mas ¿ brincou Romênio Pereira, que votou a favor de Delúbio.

O ex-presidente do PT Ricardo Berzoini foi um dos três que falaram a favor da reabilitação de Delúbio, durante a votação. Ele alegou que não teve de rever o que pregou cinco anos atrás, quando defendeu a expulsão de Delúbio.

¿ Como fiz a defesa da desfiliação, mas nesse momento acho que o processo do Delúbio está encerrado, defendo sua refiliação. Ele passou pelo isolamento, confinamento, e mostrou que é apaixonado pelo PT ¿ discursou Berzoini.

Outros dois dirigentes, Carlos Árabe e Bruno Maranhão ¿ este responsável pela invasão e pelo quebra-quebra da Câmara, há alguns anos ¿, também defenderam a volta de Delúbio.

¿ Houve uma punição porque ele terceirizou as finanças e deixou o PT vulnerável. A punição foi justa e não me arrependo de ter votado pela expulsão. Mas, agora, mantenho a coerência, porque Delúbio foi extremamente fiel ¿ disse Maranhão.

Três dirigentes discursaram contra a volta de Delúbio: Walter Pomar, Renato Simões e Carlos Árabe. Eles acham que Delúbio não fez autocrítica, e que sua volta não ajudará em nada o partido.

¿ O PT não fez, até hoje, uma autocrítica sobre essa dinheirama que continua entrando nos partidos ¿ reclamou Raul Pont, da Democracia Socialista.

Antes da votação, o assessor de Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, defendeu a volta de Delúbio:

¿ Não acho que ele seja corrupto. Não fez nada em proveito próprio. Quando votei pela expulsão dele, foi pela gestão temerária, o que trouxe grande prejuízo para o partido.