Título: Durval Barbosa desiste de depor no Condelho
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2011, O País, p. 22

BRASÍLIA. O delator do esquema de corrupção no governo do Distrito Federal, Durval Barbosa, desistiu de depor no Conselho de Ética da Câmara, que investiga a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF). Durval havia aceito depor no próximo dia 4. Mas, em carta, avisou que declinava ¿terminantemente¿ do convite, alegando a existência de um movimento de parlamentares insatisfeitos com as investigações da Operação Caixa de Pandora, para constrangê-lo durante o depoimento.

Jaqueline responde a processo por quebra de decoro parlamentar, porque foi flagrada recebendo pacotes de dinheiro de Durval Barbosa, em vídeo gravado em 2006. Na carta enviada anteontem ao conselho, Durval diz que o movimento seria inclusive de parlamentares citados em seus depoimentos à Procuradoria Geral da República e à Polícia Federal. Não apresentou, no entanto, nenhum nome. Segundo ele, o movimento visava ¿de forma oblíqua, atingir o seio das diligências ainda em curso¿. A carta é assinada pelos advogados do delator, que acrescentam que o novo depoimento não traria novidades ao caso e que o vídeo seria ¿autoexplicativo¿.

¿ Ele (Durval) fez um carta em que diz coisas absurdas, não acredito nisso. Deve apresentar os nomes dos deputados ¿ disse o presidente do conselho, José Carlos Araújo (PDT-BA).