Título: Como fugir das altas
Autor:
Fonte: O Globo, 30/04/2011, Economia, p. 40
LABORATÓRIOS: Há fabricantes de medicamentos que garantem descontos acima de 50% ao consumidor. Basta se cadastrar nos programas das companhias ¿ mediante receita, naturalmente ¿ e recorrer a farmácias conveniadas. Caso do Receita de Vida (0800-7700558), do MSD, que traz descontos em medicamentos como o Singulair, para quem tem asma.
FARMÁCIA POPULAR: Pessoas com, por exemplo, hipertensão, asma, ou colesterol alto podem ter acesso a remédios mais baratos pelo ¿Farmácia Popular¿. Em farmácias conveniadas ¿ onde se lê um banner `Aqui Tem Farmácia Popular¿¿, os descontos chegam a 90%. É preciso apresentar receita médica, CPF e documento com foto.
PROGRAMAS: Muitas farmácias, como a Droga Raia, oferecem cartão de fidelidade, que pode trazer preços especiais em medicamentos e outros produtos vendidos pela loja.
GENÉRICOS: Preços são, em média, 35% inferiores aos de marca. No Brasil, há mais de 15.400 apresentações e cerca de 100 classes terapêuticas de patologias e doenças crônicas mais comuns.
PESQUISAR: Ao comprar medicamentos, vale comparar preços de, ao menos, três farmácias. Compras pela internet costumam ser mais em conta, mas exigem do consumidor um melhor planejamento dos gastos. Afinal, a entrega, em geral, não é imediata.