Título: No último dia de entrega do IR, sistema falha
Autor: Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 30/04/2011, Economia, p. 42
BRASÍLIA. Os contribuintes correram para fazer o acerto de contas com o Leão no último dia do prazo fixado pela Receita Federal para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2011 (ano-base 2010). Durante cerca de uma hora, entre 11h10m e 12h15m, o site da Receita apresentou problemas técnicos.
Segundo o Fisco, o total de documentos enviados ontem ficou em torno de três milhões, maior valor registrado desde o dia 1º de março, quando começou o prazo. Até as 19 horas, 23,7 milhões de declarações já haviam sido entregues, sendo que, segundo a secretária-adjunta da Receita, Zayda Manatta, o total deveria chegar a 24,3 milhões ou 24,4 milhões até a meia-noite. A expectativa inicial era que o total chegasse a 24 milhões.
Ao longo do dia de ontem, o sistema chegou a receber 300 mil declarações por hora. O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, disse que o processamento dos dados não superou 60% da capacidade do sistema em nenhum dia. Ele admitiu que os contribuintes tiveram problemas para baixar o programa do IR em alguns momentos ontem e explicou que isso ocorreu devido a uma instabilidade do site da Receita:
O sistema da Receita saiu do ar desde o primeiro minuto de hoje e só voltará na segunda-feira (dia 2 de maio) às 8 horas. O contribuinte que precisar enviar uma declaração retificadora ou atrasada precisará baixar uma nova versão do programa do IR que será colocada no site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br). Ela já trará o valor da multa por atraso calculada e o Darf ¿ documento emitido pelo Fisco para o pagamento dos valores devidos. Para preencher o documento, também será preciso colocar o número do recibo da declaração que precisa ser retificada.
Os contribuintes que já acertaram as contas e têm direito a restituição do IR devem agora esperar o pagamento, que será feito ao longo de 2011 em sete lotes. O primeiro será pago em 15 de junho. O Fisco faz a devolução do imposto de acordo com a ordem de chegada das declarações e com a forma de envio. As entregas pela internet têm prioridade sobre as feitas em disquetes ou pen-drives.
No primeiro lote de restituição, estarão as devoluções de contribuintes com mais de 60 anos (que têm preferência devido ao Estatuto do Idoso) e daqueles que optaram pela internet nos primeiros dias do prazo.