Título: Cardozo diz que fronteiras não são impermeáveis
Autor:
Fonte: O Globo, 29/04/2011, O País, p. 14

Em encontro no PR, ministro propõe integração de polícias

FOZ DO IGUAÇU (PR). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse ontem que as fronteiras brasileiras "não são impermeáveis" e que o reforço na segurança depende de boa gestão financeira e de integração das forças policiais municipal, estadual, federal e de países vizinhos. A avaliação, feita durante o lançamento do primeiro Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de fronteira, para o combate ao crime organizado, reforça a necessidade de ações concretas na prevenção e repressão aos crimes transnacionais.

- Não é trabalho fácil vigiar, controlar e fiscalizar fronteiras, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil. Somente uma atuação integrada e eficiente entre as polícias, as forças armadas e os países vizinhos pode evitar a vulnerabilidade das nossas fronteiras - disse Cardozo, comentando reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" em que um repórter relata a facilidade para comprar armas no Paraguai.

Cardozo disse ainda que o corte de R$1,5 bilhão no orçamento inicial de R$4,7 bilhões previstos para sua pasta não deve ter efeitos significativos:

- É obvio que todo ministro gosta de defender o seu orçamento, mas temos que entender que foi correto. Apesar disso, posso assegurar que, em absolutamente nada, as atividades da Polícia Federal serão atingidas, em especial nas fronteiras.