Título: Em Mato Grosso, 7 mil tremores
Autor: Tavares, Mônica; Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 01/05/2011, Economia, p. 41
Em 1955, terremoto de 6,2 pontos da escala Richter
BRASÍLIA. Na região do município de Porto dos Gaúchos, no Mato Grosso, já foram registrados cerca de sete mil sismos e não se descarta a repetição de um tremor da ordem de 6,2 pontos na escala Richter, semelhante àquele que teria acontecido em 1955 na Serra do Tombador, não muito longe dali. Esta é uma das áreas sismológicas mais "movimentadas" do Brasil, segundo o chefe do Observatório Sismológico de Brasília, Lucas Vieira Barros.
- Para mim, o perigo mora aqui, em Porto dos Gaúchos, porque este sismo aconteceu na madrugada de 31 de janeiro de 1955. Ele foi localizado por estações mundiais, já que, no Brasil, não havia estações à época - disse. - Se aqui aconteceu um sismo é porque tem uma falha ativa, uma falha que se movimenta. E uma falha que se movimenta fica ao longo de anos gerando pequenos tremores de terra.
As estações que localizaram o sismo estavam a mais de três mil quilômetros de distância. A precisão da localização de um terremoto depende de vários fatores. Um deles é o número de estações e também a proximidade das estações do epicentro. Mas não foi um caso isolado.
- Em 10 de março de 1998, por volta das 20h, um terremoto de 5,3 pontos aconteceu aqui. No dia 23 de março de 2005, mais um terremoto de magnitude 5. E de 1998 até hoje aconteceram sete mil sismos aqui. E ele (o de 6,2 pontos) vai se repetir um dia. Temos que estar preparados - disse.
Nos próximos anos, rios que alimentam o Mato Grosso devem ganhar mais de 60 usinas. (M.T. e V.O.)