Título: Sucessão de polêmicas
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 01/05/2011, O País, p. 10
O texto que altera o Código Florestal divide ruralistas e ambientalistas. O polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) foi apresentado no ano passado. Aldo queria tirar da ilegalidade produtores ameaçados de multa por manter plantações em áreas consideradas de proteção ambiental. Também ousou propor anistia para quem destruiu mata nativa até 2008.
O texto foi duramente criticado por ONGs e pelo Ministério do Meio Ambiente. Com receio de ver o Código Florestal desfigurado, a área ambiental do governo chegou a elaborar uma nova versão do projeto, sem as propostas polêmicas de Aldo Rebelo. Mas não conseguiu convencer nem mesmo todo o governo.
O Ministério da Agricultura entrou em campo para barrar a iniciativa dos ambientalistas. Com o governo dividido, o Palácio do Planalto desistiu de enviar nova proposta ao Congresso. Só mudou de ideia este mês, quando o PT veio a público para criticar as propostas de Aldo Rebelo. O governo convocou seus ministros para reuniões na Casa Civil e fechou um consenso mínimo, mas ainda não há garantia de uma votação tranquila esta semana.