Título: Nova promessa sobre cartão do SUS
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 03/05/2011, O País, p. 10

Governo agora diz que implementará programa até fim do governo Dilma

BRASÍLIA. O Ministério da Saúde fez nova promessa de implementar o Cartão SUS até o final do governo Dilma Rousseff. Segundo portaria publicada ontem no Diário Oficial da União, municípios de grande e médio porte, que já têm cartões próprios, deverão emitir o novo modelo em até um ano. Em outros 4 mil municípios com menos de 20 mil habitantes, o ministério vai fornecer os cartões e o sistema informatizado, que devem identificar o histórico médico e rastrear onde ocorre o atendimento de cada paciente. A portaria também criou um portal do SUS, onde a população poderá consultar suas informações.

Nos últimos 11 anos, o governo já gastou quase R$400 milhões tentando implantar o Cartão SUS, mas o programa até hoje é um fracasso, especialmente porque o Ministério da Saúde distribuiu cartões para municípios sem sistema informatizado e as peças acabaram adormecendo em prateleiras das prefeituras. Nas cidades que desenvolveram programas de gestão de saúde, os softwares são incompatíveis com as ferramentas de outras localidades.

- O cartão foi (aos municípios) sem sistema. A diferença é que nós vamos disponibilizar o sistema para os municípios. Hoje, são padrões tecnológicos distintos. Os sistemas não conversam entre eles. O que que restou do cartão: o cadastro - disse o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro.

Inicialmente, o Ministério da Saúde vai implementar o programa em mil cidades, que já têm sistema de regulação de consultas e atendimentos, mas não têm Cartão SUS. É o caso de Curitiba.