Título: Jobim: Forças obedecem ao Supremo
Autor: Brígido, Carolina ; Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 07/05/2011, O País, p. 4

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse que as Forças Armadas não deverão encontrar problemas para lidar com o reconhecimento legal, pelo STF, das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Os militares têm a missão de respeitar a Constituição, e a decisão do STF é soberana, disse Jobim.

- Somos Forças Armadas, que são submetidas ao sistema constitucional. E a Constituição é alvo do Supremo Tribunal Federal. Logo, as Forças Armadas cumprirão as decisões nas formas que devem ser cumpridas - disse Jobim, durante visita às Forças de Paz do Exército, no Complexo do Alemão.

Em junho de 2008, a Polícia do Exército prendeu o sargento Laci Marinho de Araújo depois que ele e o também sargento Fernando Alcântara de Figueiredo foram capa de uma edição da revista "Época" na qual assumiam ser um casal gay. Na época, Laci, que foi acusado de deserção, disse acreditar que a detenção, determinada pela Justiça Militar, estava relacionada ao fato de ele ter assumido publicamente sua homossexualidade.

Mais tarde, Fernando Figueiredo, que chegou a denunciar que o companheiro, Laci, teria sido torturado após a detenção, também foi detido dias depois, acusado de cometer transgressões disciplinares por ter participado de um programa de TV sem autorização e por ter sido fotografado vestindo uniforme militar.