Título: Bornhausen diz que deixará DEM
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 07/05/2011, O País, p. 10

SÃO PAULO e RIO. Em mais um golpe contra o DEM, que vem perdendo quadros para o PSD, fundado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o presidente de honra do partido, Jorge Bornhausen (DEM-SC), afirmou ontem em São Paulo que se desfiliará da sigla que ajudou a fundar. Discreto, Bornhausen foi decisivo nas articulações políticas para a criação do PSD, mas disse que não vai se filiar à nova agremiação.

- No momento em que o governador do meu estado (Raimundo Colombo) toma a decisão de sair do DEM e entrar no PSD, ele hoje é o líder de Santa Catarina, eu acato perfeitamente a sua liderança e a sua decisão e farei a minha desfiliação sem, no entanto, tomar outra posição partidária. Considero que não há mais razão da minha participação na vida partidária, uma vez que também já deixei de participar da vida política eleitoral - disse Bornhausen.

Na segunda-feira, Colombo e o deputado licenciado Paulo Bornhausen, filho de Jorge, anunciaram a filiação ao PSD.

Bornhausen, de 73 anos, disse que não há possibilidade de ir para qualquer outro partido.

O ex-senador não quis comentar o futuro do DEM nem a debandada para o PSD. Quanto ao prazo de desfiliação, afirmou será "tão logo seja possível".

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, afirmou que a atitude foi "coerente", já que Bornhausen anunciara que deixaria a carreira política.

- Reveses são próprios da política: há momentos bons e ruins, vivemos um momento. Os que estão saindo, se não todos, a maioria, é para entrar num partido de viés governista - disse, referindo-se ao PSD. - Nós vamos manter nossa linha de oposição, isso é inegociável.

COLABORARAM: Bruno Góes e Dandara Tinoco