Título: NE em estado de alerta
Autor: Brito, Ricardo
Fonte: Correio Braziliense, 04/08/2009, Brasil, p. 8

Depois da confirmação de mais duas mortes no Nordeste, uma na Bahia e outra em Pernambuco, a região já não é mais considerada local de menor mortalidade da gripe suína. Infectologistas ouvidos pelo Correio sustentam que o clima quente diminui o risco de contaminação, mas não reduz a evolução da enfermidade.

Segundo o infectologista Cézar Carranza, da Universidade de Brasília (UnB), a propagação do vírus H1N1 no Nordeste já era esperada. ¿A temperatura diminui o risco de contágio, mas não o de evolução negativa da doença. Como a maioria da população é de baixa renda e não tem um bom atendimento médico, isso deve favorecer a disseminação.¿

Ontem, a Bahia confirmou o óbito de um homem de 50 anos, residente de Salvador, primeira vítima fatal da gripe A no estado. Hipertenso, o paciente morreu no dia 28 de julho. Pernambuco também registrou a primeira morte em decorrência da doença. A vítima, uma menina de 17 anos, faleceu ontem de manhã, em Olinda. A outra morte pela nova gripe no Nordeste ocorreu na Paraíba, em 28 de julho.

No total, 92 pessoas já perderam a vida no país em virtude de complicações do vírus (veja quadro), segundo as secretarias estaduais de Saúde. De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na sexta-feira, os óbitos chegam a 56. A pasta, que atualiza as informações uma vez por semana, admite que os números estão desatualizados.

Ontem, a Tia Augusta Turismo informou que, no grupo em que estava Jacqueline Ruas, 15 anos, que morreu no voo de volta ao Brasil após viagem a Disney, nos Estados Unidos, havia um menino de 11 anos diagnosticado com a gripe suína. Jacqueline foi enterrada ontem, em São Caetano do Sul. O garoto passa bem.

Tira-dúvidas

Mestre em infectologia pela Universidade de São Paulo (USP), Artur Timerman, chefe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Prof. Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, esclareceu dúvidas enviadas pelos leitores. Confira abaixo as perguntas e respostas. Envie também seu questionamento para o e-mail leitor.df@diariosassociados.com.br.

É melhor pegar a gripe A agora que temos um medicamento que faz efeito (tamiflu) do que ser contaminado posteriormente, quando não sabemos se o vírus pode ser mais perigoso devido às mutações que pode sofrer? É difícil saber como o vírus irá se comportar daqui para frente. Muitos dos casos que temos visto atualmente já se revestem de grande gravidade. Se formos lenientes e deixarmos os vírus circularem livremente, isto é, facilitando a aquisição de novas infecções, o resultado final pode vir a ser desastroso, uma vez que haverá maiores possibilidade de recombinação do vírus, com a formação de um vírus mais agressivos e de maior facilidade de transmissão. A nossa responsabilidade social agora é reduzir ao máximo possível a circulação do vírus.

Quem tem diabetes (de todos os tipos) está no grupo de risco ? Grupo de risco para vírus pandêmico, como o atual, somos todos. Certamente, algumas pessoas podem ter fatores prognósticos que podem antecipar uma pior evolução. Diabéticos mal controlados certamente têm maior risco de desenvolvimento de formas graves de qualquer infecção, inclusive a gripe A (H1N1).

Se a doença se propaga com mais facilidade em regiões frias, por que três pessoas já morreram no Nordeste? O vírus também se propaga, embora com menos facilidade, em regiões de clima quente. O uso generalizado de aparelhos de ar condicionado também facilita a propagação.

O que faz o paciente morrer depois de contrair o vírus da influenza A (H1N1)? A principal causa de morte em pacientes correlaciona-se à sua maior penetração no tecido pulmonar em comparação ao vírus epidêmico, induzindo a uma resposta inflamatória intensa. É a assim denominada pneumonia virótica. Na gripe sazonal, as principais causas de letalidade correlacionam-se às complicações bacterianas secundárias.

Quais as medidas mais eficientes para eliminar o vírus? Higiene pessoal, como lavagem de mãos, não compartilhar talheres e pratos, evitar aglomerações, exercícios leves ao ar livre, hidratação e boa alimentação.