Título: Justiça condena 11 vereadores
Autor: Falcão, Jaqueline
Fonte: O Globo, 07/05/2011, O País, p. 12

SÃO PAULO. A Justiça paulista condenou 11 vereadores de Jandira, na Grande São Paulo, que tinham sido eleitos em 2004, por mau uso de cotas de combustível dos carros oficiais da Câmara em 2007 e 2008. Os parlamentares perderam a função e tiveram os direitos políticos suspensos por oito anos. Dos 11 condenados, cinco foram reeleitos (por PSB, PT, PSDB e PTB) e estão no exercício dos cargos. Eles prometem recorrer para se manter neles.

Pela decisão do juiz Claudio Salvetti D¿Angelo, da 2ª Vara Distrital de Jandira, eles terão de devolver R$190 mil aos cofres públicos, gastos com gasolina utilizada indevidamente. Segundo o promotor José Augusto de Barros Faro, um dos autores da ação civil, entre julho de 2007 e dezembro de 2008 os vereadores realizaram altos gastos sem prestação de contas:

¿ A cota mensal era de 320 litros para cada vereador. Eles usavam toda a cota. E com gasolina, que na época custava mais que o álcool, e todos os carros são flex. Eles não comprovaram os gastos como de interesse público.

Os vereadores estão ainda proibidos de receber benefícios ou incentivos fiscais e empréstimos do poder público, por dez anos. A condenação prevê também multa, para cada, de três vezes os salários recebidos no período.

¿ Isso é absurdo. Vamos recorrer, pedir efeito suspensivo da decisão. Nem verba de gabinete temos. Só a cota de combustível. Estão colocando vereador na vala comum ¿ disse o petista Reginaldo Camilo dos Santos, o Zezinho.

O MP informou que tanto a Câmara quanto a prefeitura de Jandira são alvo de outras investigações. Os escândalos na cidade começaram a surgir após as investigações sobre o assassinato do prefeito Walderi Braz Paschoalin (PSDB), em dezembro.