Título: Correram com a gente por conta das eleições
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 08/05/2011, O País, p. 11
Moradores de conjunto em São Bernardo do Campo reclamam de falta de luz, polícia, ônibus e até nome da rua
SÃO PAULO. A gratidão virou amargura em poucos meses para os egressos de favelas que viraram moradores do conjunto habitacional Três Marias, em São Bernardo do Campo (SP). Quando chegaram, em setembro, viram o então presidente Lula falar que o pequeno apartamento seria um pedaço do "céu" na terra. Agora, após acionar o Ministério Público para conseguir um nome na rua, muitos acham hoje que foram "trazidos" de forma apressada para garantir um palanque eleitoral.
- Não tenho queixa do apartamento. Quando vim para cá, passei a ter dignidade. Mas nos trouxeram sem nenhuma estrutura. Correram com a gente para cá por conta das eleições. Já voto PT, não precisava disso! Falaram que era "cabresto". Da minha parte, o sonho virou pesadelo - desabafou Ana Maia, subsíndica de um dos blocos.
Os prédios ficam numa rua que, até sexta, não tinha sequer nome provisório. Falta iluminação, criando clima de medo para mulheres. Há relatos de uso de drogas e pouca polícia. A linha de ônibus do local, dizem moradores, não tem regularidade. Há problemas nas contas de água e gás. E alguns enfrentam problemas de infiltrações e mofo.
O conjunto, que terá cerca de 1,2 mil apartamentos quando concluído, está sendo feito em etapas. Lula entregou, ao lado do prefeito Luiz Marinho (PT), os primeiros 224 apartamentos. Segundo a Secretaria municipal de Habitação, o cronograma é gradual e combinado com a retirada de famílias em favelas.
O secretário-adjunto de Habitação de São Bernardo do Campo, Paulo Massoca, confirmou que o empreendimento não está completo - há promessa de um Centro de Ensino Unificado e um centro de reciclagem para catadores. Ele diz que a criação formal da nova rua só pode ocorrer após o fim de toda a obra.