Título: Em Recife, conjuntos inaugurados há um ano têm infiltração de esgoto
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 08/05/2011, O País, p. 10

Entupimento afeta unidades do PAC que custaram R$27,8 milhões

RECIFE. Eles custaram R$27,8 milhões aos cofres públicos via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). São 625 apartamentos, distribuídos nos conjuntos habitacionais Vila Imperial, Zeferino Agra e Via Mangue, solenemente inaugurados pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio de 2010, em Recife. Os imóveis tiraram da lama famílias que residiam em palafitas, sem saneamento, em locais que chegaram a ser considerados pela Relatoria de Habitação da ONU como os piores do mundo para se morar. A mudança para os novos prédios, porém, não significou o fim dos transtornos.

No Vila Imperial, em Arruda, os esgotos vivem entupidos, o teto de alguns apartamentos desabou, as infiltrações estão em toda parte e, o que é pior, há unidades onde os detritos do esgoto do pavimento superior escorrem para os inferiores.

Na casa de Íris Pereira de Lima, de 18 anos, parte do teto do banheiro desabou:

-- Se eu entrar no chuveiro sem prestar atenção ao andar de cima, corro o risco de tomar um banho com o que deveria ter seguido para a fossa - conta.

No quarto dela, a janela é fechada com plástico. Dezenas de unidades permanecem sem vidros. Moradores reclamam ainda de uma fossa mal vedada e de entupimento nas tubulações. A prefeitura, responsável pelas obras, informou que todos os reparos necessários já foram executados.