Título: Após críticas, Maciel desiste de cargos em SP
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 13/05/2011, O País, p. 10

SÃO PAULO. O ex-vice-presidente e ex-senador Marco Maciel anunciou ontem que desistirá de ocupar cargos nos conselhos de administração da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Turismo (SPTuris), empresas da prefeitura paulistana. Aliado do prefeito Gilberto Kassab e derrotado nas últimas eleições, ele tinha ganhado os cargos para cuidar de trânsito em São Paulo, mesmo morando em Pernambuco.

Como conselheiro das duas empresas paulistanas, receberia R$12 mil por mês, mas teria de comparecer a apenas uma reunião em cada órgão. Pressionado e criticado após a descoberta do "presente" de Kassab, Maciel anunciou à Executiva do DEM que desistirá dos postos.

Kassab tentou fazer de Maciel presidente do DEM

Kassab deixou o DEM em março, para criar o PSD. Antes de anunciar a desfiliação, o prefeito chegou a condicionar sua permanência no antigo partido à escolha de Maciel como presidente. Mas o senador José Agripino Maia (RN), candidato do grupo do ex-prefeito Cesar Maia (RJ), rival de Kassab, acabou sendo o escolhido.

Na tentativa de composição com o grupo rival, Maciel foi eleito para presidir o conselho político do DEM. Mas a manobra não evitou a saída de Kassab e seus aliados. Jorge Bornhausen, ex-presidente do partido e aliado de Maciel, anunciou a desfiliação, e havia a expectativa de que o ex-vice-presidente pudesse seguir o mesmo caminho.

As nomeações para os conselhos seriam uma forma de atrair Maciel para o PSD. Bornhausen não se filiou ao novo partido de Kassab porque disse já ter encerrado a carreira política, mas o seu filho, Paulo Bornhausen, secretário no governo de Santa Catarina, ingressou na legenda.

"Comuniquei à Executiva Nacional do Democratas a decisão de agradecer e declinar da indicação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para integrar os conselhos de administração da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da São Paulo Turismo (SPTuris). Continuarei a participar da consolidação dos princípios sociais-liberais do Democratas, ao qual tenho dedicado especial empenho desde os idos de 1984", diz a nota divulgada por Maciel ontem.

Indicação para conselhos era de "interesse público"

O convite para o ex-senador integrar os conselhos das empresas havia ocorrido no fim do ano passado. Maciel disse na segunda-feira que chegou a participar de uma reunião do conselho da SPTuris. A sua missão seria opinar sobre os rumos que a companhia responsável por gerir o trânsito de São Paulo e a empresa encarregada de promover ações para atrair turistas para a cidade deveriam seguir.