Título: BMW mira mercados emergentes e avalia fábrica no Brasil
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 13/05/2011, Economia, p. 21

MUNIQUE. A montadora alemã BMW está considerando aumentar o número de fábricas fora da Europa para atender a mercados de rápido crescimento na Ásia e na América Latina, afirmou o presidente-executivo do grupo, Norbert Reithofer. Os planos incluem uma fábrica no Brasil.

Além de uma unidade brasileira, a BMW estuda abrir outra fábrica,em países como Turquia, Coreia do Sul, Índia ou Rússia, disse Reithofer.

As montadoras estão recorrendo a mercados de rápido crescimento como Brasil, Rússia e China em meio a uma estagnação nos países europeus. Reithofer afirmou que a BMW quer ter vendas unitárias, receita e lucro recordes este ano, mas alertou que está cada vez mais difícil prever os desdobramentos do mercado automotivo e da economia global.

¿ A volatilidade não é um fenômeno da crise. É nossa companheira constante ¿ disse o executivo na reunião anual de acionistas.

A BMW reafirmou suas perspectivas anuais depois de ter superado rivais com um forte aumento de vendas no primeiro trimestre, impulsionada pela demanda na China e nos Estados Unidos.