Título: Operação contra trafico prende 15 na Paraíba
Autor: Hofmeister*, Naira
Fonte: O Globo, 13/05/2011, O País, p. 13

JOÃO PESSOA. Cerca de mil policiais militares, civis e federais da Paraíba e de Pernambuco prenderam ontem 15 pessoas envolvidas com assassinatos e tráfico de drogas em João Pessoa, na chamada Operação Mandacaru, que começou por volta das 5h da manhã. Entre os presos, três são adolescentes que eram usados por traficantes.

Segundo o delegado que coordenou a ação, Alan Murilo, da Polícia Civil da Paraíba, foram apreendidos um carro e 12 motocicletas supostamente roubadas, além de 397 pedras de crack, 86 pacotes de maconha, dois revólveres calibre 38, duas espingardas, 31 munições, uma faca e uma balança de precisão para drogas.

De acordo com o delegado, foram necessários quatro barcos, 150 carros, além de ônibus, motocicletas, cavalos e cães farejadores cedidos pela Polícia Federal de Brasília.

A ação teve a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba. De acordo com balanço do governo do estado, a Operação Mandacaru foi a maior ação já realizada de forma integrada pelas polícias da Paraíba e de Pernambuco.

O objetivo foi desmobilizar quadrilhas de traficantes numa das áreas mais perigosas da capital paraibana, que é o bairro de Mandacaru, e reduzir os índices de homicídios. No ano passados, foram registrados 64 assassinatos na região. Para impedir a fuga de suspeitos, várias ruas foram cercadas pelos agentes. Os presos estão todos à disposição da Justiça, na Central de Polícia de João Pessoa.

* Especial para O GLOBO