Título: Tremor de seis graus a mil quilômetros do Brasil
Autor:
Fonte: O Globo, 16/05/2011, O País, p. 9

Terremoto ocorreu no Atlântico, abaixo do fundo do mar, a 878 km de Fernando de Noronha

BRASÍLIA. Um tremor de seis graus na Escala Richter foi registrado ontem no Oceano Atlântico a 878 quilômetros do Arquipélago de Fernando de Noronha e a 1.277 quilômetros de Natal, às 10h08m, horário de Brasília. Ele não foi sentido na capital do Rio Grande do Norte nem no arquipélago. Mas os moradores de Natal se assustaram com boatos de tsunami, que não ocorreu.

O abalo foi constatado pelo Centro Nacional de Informações sobre Terremotos dos Estados Unidos, em profundidade de nove quilômetros, abaixo do fundo do mar. O local fica a 415 quilômetros do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e tem histórico de instabilidade, por estar acima de uma falha geológica.

Apesar de a profundidade da água ser de quatro mil metros na região, o professor George França, do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), descartou o risco de tsunami. Segundo ele, uma tsunami só pode ser provocada por abalos acima de sete graus na Escala Richter e em falhas geológicas, quando duas placas tectônicas se encontram e uma é empurrada para baixo da outra.

¿ As placas do continente americano e da África estão se separando. As chances de tsunami são remotas ¿ disse.