Título: A loura de língua afiada que dispara números em defesa de Dilma e Lula
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 15/05/2011, O País, p. 4

PERFIL ¿ GLEISI HOFFMANN, SENADORA

Em seu primeiro mandato, paranaense chama atenção e causa ciúmes

BRASÍLIA. ¿Ela émuito bela, mas achar que essa ésua única qualidade costuma ser umerro.¿ A advertência parte de quem conhece bem essa mulher que, apesar de estar no seu primeiro mandato, começa a ganhar destaque no Senado por ter sempre uma resposta na ponta da língua para rebater qualquer ataque da oposição ao governo e já ofusca colegas de bancada mais experientes: o ministrodas Comunicações, Paulo Bernardo, que não disfarça o orgulho diante do desempenho da mulher, Gleisi Hoffmann (PT-PR). ¿ Gleisi é inteligente, disciplinada, flexÍvel e extremamente leal. Além disso, é boa oradora. Assim, é difícil debater com ela. Especialmente para quem a subestima ¿ acrescenta o apaixonado ministro. De fato, não são as feições delicadas, o cabelo sempre bem penteado ou as roupas finas que mais têm chamado a atenção dos colegas da senadora Gleisi. Mas sua incansável disposição de defender o governo Dilma Rousseffe olegado deixado pelo ex-presidente Lula. Para isso, ela não mede esforços. Aplicada e comassessoria in- formal do marido, a senadora do Paraná quase sempre apresenta números para embasar seus pronunciamentos ou rebater críticas da oposição.

Ela não se intimida nem diante de nomes consagrados da política. Um de seus alvos preferidos tem sido o líder do PSDB e seu adversário na política paranaense, o senador Álvaro Dias (PR). Ele, no entanto, preferenão polemizar com a petista. Poucos, aliás, falam mal dela publicamente. ¿ A senadora Gleisi está fazendo um esforço enorme para se afirmar.O governo ganhou nova Ideli Salvatti ¿ alfineta o líder do DEM, senador Demóstenes Torres (GO). Formada em Direito e com especialização em Administração Financeira, Gleisi já foi secretária estadual e diretora da Itaipu. Embora este seja seu primeiro mandato, ela conhece bem o Congresso. Trabalhou muitos anos como assessora parlamentar da bancada petista na Comissão de Orçamento, quando se aproximou de Paulo Bernardo, já deputado na época. Ela admite ter se surpreendido com a reação de colegas quando escolheu participar, prioritariamente, das comissões de Assuntos Econômicos, Relações Exteriores e Agricultura. ¿Quando comecei a falar de economia, houve certo ceticismo. Muitos consideram que as mulheres são mais frágeis e costumam fazer militância na área social ¿ diz Gleisi. Na última semana, foi uma das principais articuladoras da aprovação do acordo de revisão do Tratado de Itaipu, que triplicou o valor da tarifa pago pelo Brasil pela energia comprada do Paraguai. Tamanho destaque e responsabilidade estariam incomodando e até provocando ciúmes na bancada petista. ¿A Marta (Suplicy) achou que ia reinar sozinha aqui, como ex-prefeita de São Paulo, mas a Gleisi está ocupando espaço e tem a vantagem de morar em Brasília, oque lhe permite participar das sessões de segunda a sexta ¿ conta, com certa maldade, um senador petista. ¿ Outro dia, um senador reclamou que não aguentava mais ouvir a voz dela. O líder do PT, senador Humberto Costa (PE), é só elogios: ¿A senadora Gleisi ésem dúvida uma revelação. É extremamente preparada e tem tido uma postura bastante corajosa, mostrando o espírito guerreiro comum aos novatos.

A fama da senadora já produz brincadeiras emBrasília, como a de que logo oministro Paulo Bernardo será apresentado como ¿o marido da senadora Gleisi¿. Ele reage com humor e tampouco parece se incomodar com a perspectiva de virar primeiro-damo do Paraná, caso a mulher leve adiante os planos de disputar o governo do estado e saia vitoriosa das urnas: ¿Não duvido nada disso¿diz, orgulhoso. Desde que tomou posse no início do ano, adedicação ao Senado, diz Gleisi, tem sido total. Às 6h15m já está de pé, lendo jornais ao lado do marido, com quem costuma discutir as principais notícias antes de sair de casa para deixar os filhos na escola: João Augusto, de 9 anos, e Gabriela Sofia, de 5. ¿Minha rotina tem sido enlouquecedora,mas faço questão de levar meus filhos para aescola. É o contato que tenho com eles durante o dia ¿ conta. Da escola dos filhos, ela costuma seguir para o Senado, de onde não sai, de segunda a sexta, antes das 21h. Uma de suas queixas é afalta de tempo para cuidar da aparência.

¿Preciso lembrar a meus assessores que sou mulher e também tenho de ir ao salão. Admite ser vaidosa. Quando o tempo permite, frequenta um dos mais badalados cabeleireiros da capital federal: Hélio Coiffeur.Mas, se a agenda está pesada, não hesita em buscar os serviços de salão menor perto de casa ou mesmo da barbearia do Senado. Avessa a qualquer tipo de ginástica, Gleisi compensa com alimentação vegetariana. Por causa da pela clara, não abre mão do filtro solar nem de cremes noturnos para evitar o envelhecimento. O elegante guarda-roupa da senadora foi montado praticamente todo em Curitiba e, segundo ela, precisa ser renovado. ¿Não tenho tido muito tempo para compras ¿ admite a senadora, acrescentando que não costuma priorizar grifes em suas compras, mas a qualidade das roupas. ■