Título: Nova Friburgo se recupera das chuvas
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 18/05/2011, Economia, p. 22

A economia de Nova Friburgo, a mais afetada pelas chuvas na Região Serrana do Rio, exibe sinais de recuperação após o desastre no início do ano. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho, mostram que foram gerados 711 postos de trabalho na cidade em abril, resultado de 2.088 admissões e 1.377 demissões.

O saldo de contratações indica que foi reposta quase metade dos postos de trabalho extintos após as fortes chuvas que paralisaram a cidade e interromperam o funcionamento da indústria e do comércio local, em meados de janeiro. No acumulado de janeiro a abril, a cidade acumula 736 postos de trabalho fechados. Em janeiro e fevereiro, foram extintos 705 empregos. Em março, foram abertas apenas oito vagas na cidade.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo, Paulo Chelles, que representa as confecções locais, o quadro de estagnação após as chuvas foi superado:

- Tem muita coisa por fazer na cidade, mas o setor de confecções já está funcionando normalmente. Agora há uma demanda por mão de obra.

A indústria da confecção é a maior empregadora de Nova Friburgo. Os fabricantes de tecidos também já voltaram a contratar, segundo o presidente do sindicato das indústrias de tecelagem, Carlos Ieker.

- Houve cerca de 300 demissões em acordo, mas as duas empresas mais afetadas estão contratando novamente - disse Ieker.

O mercado de trabalho de Nova Friburgo foi o mais afetado pelos prejuízos decorrentes das chuvas no início deste ano. De janeiro a abril de 2010, a cidade abriu 1.262 vagas.

Teresópolis, a segunda mais afetada pelo desastre, acumula 378 empregos fechados desde o início deste ano. Petrópolis, que detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) da Região Serrana, acumula 1.147 vagas abertas em 2011.