Título: Vento e cinzas de vulcão islandês ameaçam aviação comercial europeia
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2011, O Mundo, p. 26

Grimsvotn faz Reino Unido considerar envio de aeronave de monitoramento

NUVEM DE fumaça sobre o vulcão Grimsvotn, a 200 km de Reikjavik

REIKJAVIK. Um ano depois de um vulcão islandês de nome impronunciável ¿ Eyjafjallajokull ¿ fechar por cinco dias os céus da Europa para a aviação civil, o risco de caos aéreo volta ao continente. Há dois dias, outro vulcão, o Grimsvotn, entrou em erupção a cerca de 200 quilômetros da capital islandesa, Reikjavik, lançando uma cortina de fumaça cinza a 20 quilômetros de altura e levando à paralisação de aeroportos do país.

É a primeira vez que o vulcão Grimsvotn, que está sob uma enorme geleira chamada Vatnajokull, no sudeste da Islândia, entra em erupção desde 2004. Os temores de que os ventos possam levar as cinzas vulcânicas em direção à Europa fizeram com que autoridades da Islândia alertassem as companhias aéreas de que, caso a intensidade da atividade vulcânica permaneça a mesma, a nuvem tóxica poderá atingir amanhã o Reino Unido e partes da França e da Espanha, na quinta ou sexta-feira.

O alerta é baseado nas mais recentes previsões meteorológicas para os próximos cinco dias, mas está sendo tratada com cautela devido às incertezas sobre a forma como o vulcão irá se comportar. Voos internacionais, no entanto, já estão sendo desviados do espaço aéreo islandês.

Temendo um caos aéreo como o que prejudicou pelo menos dez milhões de viajantes na Europa no ano passado, o governo britânico considera enviar um avião especial à Islândia, capaz de monitorar a concentração de cinzas na região.

Moradores contam que a nuvem de fumaça cobriu vilarejos inteiros e chegou na manhã de ontem à capital.

¿ Está tudo negro do lado de fora, mal dá para dizer se é dia ou noite ¿ contou o fazendeiro Bjorgvin Hardarsson.