Título: Na Bahia, 70 mil assistem à beatificação de Irmã Dulce
Autor:
Fonte: O Globo, 23/05/2011, O País, p. 9

Cerimônia religiosa teve presença de Dilma e Serra

SALVADOR. Cerca de 70 mil pessoas assistiram ontem à beatificação da freira baiana Irmã Dulce. Presidida pelo arcebispo emérito de Salvador, cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, a cerimônia, no Parque de Exposições da Bahia, começou por volta das 16h45m, com a entrada da imagem de Nossa Senhora da Conceição.

No palco foram posicionadas as imagens do Senhor do Bonfim, Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio. A imagem oficial da agora beata ficou coberta até a proclamação, por volta das 18h. Após uma foto oficial, foi executado o hino de Irmã Dulce, que agora é chamada de "bem-aventurada Dulce dos Pobres".

A procissão teve 600 padres, diáconos permanentes e bispos. Dirigiram-se ao altar Dom Lourenço Baldisseri, Núncio Apostólico do Brasil; Dom Geraldo, que representou o Vaticano; além do arcebispo primaz do Brasil e de Salvador, Dom Murilo Krieger.

A presidente Dilma Rousseff chegou ao local por volta das 17h, com o governador da Bahia, Jaques Wagner. Também participou do evento o ex-governador de São Paulo José Serra que, porém, não ficou no espaço reservado para Dilma, Sarney e Wagner, mas na plateia.

Chuva não diminui animação de católicos

Milhares de pessoas chegaram ao local, desde o fim da manhã, para acompanhar a beatificação do "anjo da Bahia" - como a religiosa era chamada por seu trabalho de caridade com os mais pobres. Nem a chuva, a partir das 14h, diminuiu a animação dos católicos. O público entoou cânticos religiosos e agitou lenços brancos estampados com a imagem de Irmã Dulce.

A festa teve a encenação de uma peça que relatava a vida da religiosa e suas realizações, com o padre Antonio Maria e mais de 600 crianças e adolescentes do Centro Educacional Santo Antônio (Cesa) - complexo de educação das Obras Sociais Irmã Dulce. O padre contou ter recebido um e-mail do cantor Roberto Carlos que disse sentir-se "muito unido a todos nesta festa especial". Afirmou que quando o padre cantasse "Nossa Senhora", cantaria com todos.

A funcionária pública Cláudia Cristina Araújo se emocionou ao falar da graça que recebeu da agora beata, conforme comprovação do Vaticano. Ela se recuperou de uma hemorragia pós-parto que já durava 26 horas.

- Estou muito agradecida. Confio em Deus e não sabia da história de Irmã Dulce, mas o milagre é incrível. Por tudo que passei, não era para estar aqui hoje. Basta crer, que tudo é possível - disse, entre lágrimas.

Da Agência A Tarde