Título: Ana de Hollanda recebeu diárias sem trabalhar
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2011, O País, p. 5

CGU vai analisar hoje o pagamento do governo à ministra da Cultura

BRASÍLIA. A Controladoria Geral da União (CGU), órgão vinculado à Presidência da República, informou que vai analisar o fato de a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, ter recebido diárias do governo federal em sábados e domingos que, sem compromissos oficiais, passou no Rio - cidade onde tem imóvel. É o que mostra o cruzamento de dados do Portal da Transparência, da Presidência da República, onde são registradas as diárias concedidas a servidores federais, e da agenda oficial de Ana de Hollanda, na página do ministério na internet. A CGU poderá se pronunciar hoje sobre o assunto.

A informação sobre as diárias foi noticiada ontem pelo jornal "O Estado de S. Paulo". Pelo menos quatro vezes, em janeiro e abril deste ano, a ministra teve compromissos no Rio, na sexta ou na segunda-feira. Assim, passou o fim de semana na cidade, recebendo sem participar de eventos ou reuniões oficiais.

O Ministério da Cultura confirmou que a ministra já recebeu diárias em dias sem agenda oficial no Rio. Segundo sua assessoria de imprensa, o procedimento não é irregular e economizaria dinheiro público, já que as diárias custariam menos ao governo do que a emissão de passagens aéreas para que ela regressasse a Brasília e voltasse ao Rio, um ou dois dias depois. A assessoria deu o exemplo do fim de semana de 16 e 17 de abril: "O último compromisso da ministra Ana de Hollanda no dia 15 de abril iniciou-se às 16h. (...) Como tinha agenda em 18 de abril às 10h, teria de retornar ao Rio no domingo à noite. O trecho de ida e volta custaria R$680,00. Uma diária paga pela estadia no Rio ficou em R$581,50".

Segundo o ministério, a ministra já cancelou passagens oficiais, arcando pessoalmente com a multa pela troca de data, para evitar receber diárias. O ministério não informou qualquer caso em que isso tenha ocorrido.