Título: A volta do filho pródigo O¿Bama
Autor:
Fonte: O Globo, 24/05/2011, O Mundo, p. 23

Presidente dos EUA visita vilarejo irlandês onde viveu tataravô

OBAMA E Michelle tomam cerveja em Moneygall, vilarejo irlandês

MONEYGALL, Irlanda. Mais parecia um dia de campanha à reeleição na Presidência americana. Barack Obama tirou fotos com bebês, foi abraçado e beijado por mulheres, apertou a mão de homens e discursou para a multidão, sob o olhar dos seguranças. Se dependesse dos irlandeses, o presidente dos EUA estaria reeleito, dada a recepção que teve em Dublin. Obama fez questão de lembrar que carrega descendência irlandesa:

¿ Olá, Dublin! Olá, Irlanda! Meu nome é Barack Obama, dos ¿O¿Bamas¿ de Moneygall ¿ disse, brincando com a forma de muitos sobrenomes irlandeses. ¿ Voltei para casa para procurar o apóstrofo que perdemos em alguma parte do caminho.

A chegada a Dublin representa o início de sua viagem pela Europa. Ele se encontrou com a presidente Mary McAleese e com o premier Enda Kenny. Mas o discurso e a visita à pequena Moneygall foram os pontos mais destacados pela mídia. Em Moneygall, um vilarejo de 300 habitantes no condado Offaly, Obama relembrou o tataravô, Falmouth Kearney, que em 1850, aos 19 anos, partiu para os EUA para ser sapateiro. Kearney fez de Obama um dos 37 milhões de americanos com ascendência irlandesa ¿ além de ter-lhe garantido uma recepção digna da volta de um filho pródigo irlandês.

Os moradores aguardavam nas calçadas para ver Obama e Michelle, que visitaram a casa que foi dos Kearney. Eles pararam num pub, onde tomaram uma caneca de cerveja Guinness. Obama visitará ainda o Reino Unido, França e Polônia, numa viagem de seis dias.