Título: Desafios além do preço
Autor: Oliveira, Eliane; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 24/05/2011, Economia, p. 17

Para massificar produto, será preciso investir em Wi-Fi, diz especialista

Apesar da queda nos preços dos tablets, especialistas ressaltam que é preciso superar desafios para fazer dos computadores ultrafinos, como o iPad, da Apple, uma realidade no Brasil. De acordo com Eduardo Ayrosa, professor de Comportamento do Consumidor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getulio Vargas (FGV), será preciso mais investimentos na rede Wi-Fi (internet sem fio) gratuita, já que parte dos brasileiros ainda não se mostra disponível para pagar mais uma conta mensalmente, no caso dos modelos de conexão à internet via 3G.

¿ Para fazer com que o tablet seja um produto de massa, deverá chegar à classe média. Para isso, terá de haver mais estímulos, como uma maior rede Wi-Fi gratuita, já que esse deverá ter vendas maiores no país. O produto, apesar de ser de fácil uso, irá passar por um período de treinamento, já que a mecânica de funcionamento é diferente de notebooks e computadores. Por outro lado, a pirataria de software deverá recuar, já que os tablets funcionam através de aplicativos, muitos gratuitos ¿ ressaltou Ayrosa.

Jorge Monteiro, diretor do site de compras Superfones, afirma que os netbooks (versão menor do laptop) deverão registrar queda nas vendas, pois os preços estarão semelhantes aos dos tablets. Monteiro diz que hoje as vendas dos produtos ainda não decolaram:

¿ O tablet será o substituto do netbook. As aplicações do tablet ainda serão ampliadas, algo que o netbook e os laptops não conseguiram. Mais baratos, poderão ser usados na educação, como algumas faculdades já estão fazendo. Além disso, empresas poderão usar os tablets como uma alternativa corporativa. No comércio em geral, também haverá novas funcionalidades, como cardápios digitais e atendimento em lojas de roupas. É um novo caminho que se desenha com os preços menores.

Fábio Garcia, professor de Ciências Contábeis da Trevisan Escola de Negócios, diz, assim como Monteiro, que a indústria irá repassar integralmente ao consumidor o menor repasse dos impostos.

¿ Há um interesse da indústria em fomentar esse mercado. É possível ainda pensar em novos produtos que poderão ter a tributação revista, como os games que têm algum poder de comunicação ¿ diz Garcia.

Apesar da queda na faixa de 30% nos tablets, os preços no Brasil ainda serão maiores que os cobrados no exterior. Monteiro, da Superfones, lembra que o Xoom da Motorola sairá a R$1.215, caso a redução chegue a 36%. Nos EUA, o item custa hoje o equivalente a R$976.

¿ Mas os preços estarão mais próximos em relação aos verificados nos EUA.