Título: Havia muitos sem colete
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 24/05/2011, O País, p. 10

Estagiária de uma empresa em Brasília, uma jovem de 20 anos que prefere não ter o nome publicado contou como conseguiu se salvar do acidente no Lago Paranoá. Na lancha que a resgatou também estava um bebê de 7 meses, que não sobreviveu.

Carolina Brígido

Havia colete para todo mundo no barco?

X: Quando entrei, a primeira coisa que reparei foi na quantidade de coletes expostos. Acho que o suficiente para todos do barco.

Por que muitas pessoas não estavam de colete quando o barco afundou?

X: Na hora do desespero, as pessoas começaram a correr e a gritar por socorro. Na hora, eu estava na parte de cima, porque fui pegar uma bebida no bar. Percebi que estava meio inclinado quando subi. Em cinco minutos o barco estava debaixo d¿água. As pessoas que estavam dançando não perceberam a tempo.

O que você fez quando viu que o barco ia virar?

X: Pus o colete no meu namorado, porque ele não sabe nadar e ficou nervoso. Quando dei o segundo nó no meu colete, caí na água. As pessoas que tinham caído antes empurravam minha cabeça, meu ombro, pois eu tinha colete. Havia muitos sem colete.

O barco estava longe da margem?

X: Muito, estava bem no meio do lago. Nadei um bocado. Tirei roupa e sapato para nadar melhor; já estava perto da margem quando surgiu uma lancha e subi nela. Um homem nadava e pediu socorro. Disse que tinha um bebê.

Era o pai?

X: Não. Ele contou que estava nadando e viu algo boiando. Achou que era um colete e segurou, mas percebeu ser uma criança. Na margem, os bombeiros tentaram reanimar o bebê. Ele cuspiu muita água, mas já estava molezinho. Não tinha mais sinal de vida.

Quem mais foi resgatado nessa lancha?

X: Lembro que puxei um menino de 11 anos para a lancha. Tinha mais gente, mas não me lembro quem.

E o seu namorado?

X: Na hora do acidente, eu me perdi dele e dos meus amigos. Nadei sozinha, e ele disse que conseguiu ficar pendurado no barco mais um tempo. Ele pulou no lago e logo depois foi resgatado. Só Deus mesmo.

Quanto tempo vocês ficaram no barco?

X: O barco saiu às 19h30m. Às 20h20m, liguei para minha mãe para dizer que estava tudo bem. Ela estava preocupada. Perto das 21h o barco já estava afundado.