Título: Assuntos Estratégicos em viagens e despachos
Autor:
Fonte: O Globo, 24/05/2011, O País, p. 5

Moreira Franco tem agenda "ociosa"

BRASÍLIA. Incorporado ao governo por imposição do PMDB, o ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, mantém uma agenda pública que simboliza o esvaziamento do órgão criado para diagnosticar os desafios de longo prazo ao desenvolvimento do país. A lista de 28 dias em que a agenda oficial do ministro foi divulgada - recheada só por despachos internos ou viagens sem detalhamento - foi criticada pelo historiador Marco Antônio Villa, em artigo ontem na "Folha de S. Paulo".

No artigo, Villa afirma que Moreira teria dito, ao saber que assumiria a SAE, que seu interlocutor queria "tirar sarro" de sua cara, pois não teria perfil para a função. Moreira nega ter feito tal afirmação. O historiador ainda cita, como exemplos de "ociosidade" do ministro, seus constantes compromissos no Rio e a falta de agenda publicada até 26 de janeiro. Ele tomou posse em 4 de janeiro.

Moreira despacha do 9º andar do bloco O da Esplanada dos Ministérios, prédio ocupado também pelo Comando do Exército. Lá, mantém rotina de despachos com assessores, que tomaram conta da agenda de 16 dias úteis. Moreira também é um dos poucos do primeiro escalão que ainda não tiveram audiência particular com a presidente Dilma Rousseff desde a posse. O contato mais próximo com Dilma até agora foi na primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), em 26 de abril, agora sob seu guarda-chuva.

Na enxuta agenda pública, o ministro já registrou seis datas nas quais o único compromisso é "viagem ao Rio de Janeiro". Além das viagens a São Paulo e Roma, quando esteve ao lado do vice-presidente Michel Temer na beatificação do Papa João Paulo II.

Procurado, Moreira refutou as críticas de Villa. Disse que nunca se preocupou com o detalhamento da agenda publicada na internet e que, se for o caso, está disposto a fornecer diariamente para o historiador sua agenda de trabalho. Em documento, com o que seria sua agenda de fato, pontuou 39 compromissos ligados à área econômica; 14, ao desenvolvimento social; 11, aos assuntos de defesa; e cinco atividades do CDES, órgão ligado à Presidência do qual é o presidente.

Moreira Franco também disse que não publicou a agenda até o dia 26 de janeiro porque "sequer tinha assessoria de imprensa":

- Não há absolutamente nenhum tipo de má vontade, ou de discriminação ou de avaliação negativa. E não é o tipo de atividade que considero estranha. Acho importantíssimo que a gente tenha uma visão de futuro.