Título: Localizado oitavo corpo no Lago Paranoá
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/05/2011, O País, p. 9

Pelo menos um passageiro do barco que naufragou domingo ainda está sumido

MERGULHADORES do Corpo de Bombeiros na área do naufrágio

BRASÍLIA. Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram no fim da tarde de ontem o corpo do oitavo passageiro morto no naufrágio de uma embarcação, no Lago Paranoá, em Brasília, no domingo à noite. Ao longo do dia, os bombeiros já haviam encontrado outras três vítimas. Pelo menos uma pessoa ainda está desaparecida. As buscas serão retomadas hoje.

O barco Imagination afundou por volta das 21h de domingo, com mais de cem pessoas a bordo. O grupo participava de uma festa com ingressos pagos. A Marinha informou que a embarcação só tinha licença para transportar até 92 pessoas.

Em depoimento à polícia, porém, o dono do Imagination e o piloto do barco apresentaram uma lista com só 90 pessoas. O delegado-chefe da 10ª DP, Adval de Matos, responsável pelo caso, diz que a lista não é confiável. No domingo, os bombeiros contabilizaram 93 pessoas resgatadas com vida. Somadas aos oito corpos já encontrados e à pessoa ainda dada como desaparecida, o número sobe para 102.

Adval disse que é cedo para falar em indiciamentos, mas, segundo ele, a investigação indica que houve homicídio culposo. Ele não adiantou quem poderá ser responsabilizado: se o dono do Imagination ou o piloto. Mergulhadores da polícia descobriram que havia rachaduras num dos tubulões que dá sustentação ao barco.

O delegado fluvial da Marinha em Brasília, Rogério Leite, disse que o excesso de passageiros não seria necessariamente a causa do naufrágio. Ele nega falha na fiscalização.