Título: Petrobras quer triplicar número de plataformas
Autor: Ribeiro, Fabiana; Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 26/05/2011, Economia, p. 25

Aumento é necessário para duplicar a produção em 2020, diz presidente da estatal

LILLESTROEM, Noruega. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou ontem que a estatal precisa triplicar o número de plataformas que utiliza para conseguir dobrar a produção de gás e petróleo em 2020. O Brasil deve se tornar o terceiro maior produtor mundial de "petróleo novo" nos próximos anos e o primeiro entre os que estão de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

- Vamos ter um grande desafio para adicionar capacidade - disse Gabrielli, durante uma conferência na Noruega. - A capacidade precisa crescer.

Segundo Gabrielli, a Petrobras quer dobrar sua produção total para 5,3 milhões de barris por dia até o fim da década. O nível atual é de 2,5 milhões de barris diários.

Fora do Brasil, a companhia estima que a produção diária vai crescer para 3,9 milhões de barris contra 2 milhões este ano. E, para conseguir cumprir essas metas, a Petrobras vai precisar de 53 plataformas em 2020, frente as 15 atuais, disse o presidente da empresa.

- Precisamos aumentar nosso uso de embarcações especiais e de fornecimento para 568 navios até 2020 contra 287 hoje - disse Gabrielli, acrescentando que a maior parte dos novos navios e plataformas terá que ser construída em estaleiros brasileiros.

E a maior parte dos campos petrolíferos do Brasil está em águas profundas, longe da costa, um desafio logístico que dificulta a operação.

- Precisamos pensar em termos de hubs para produção e armazenagem. Isso exige novas tecnologias e novos sistemas de logística - disse o executivo.