Título: BB inspirado em Yunus
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 27/05/2011, Economia, p. 26

Banco firma parceria com o "pai" do microcrédito

BELO HORIZONTE. O presidente do Banco do Brasil (BB), Aldemir Bendine, anunciou ontem, em Belo Horizonte, a intenção de focar no microcrédito produtivo, em lugar do microcrédito de consumo, até então objeto de maior atenção do banco. Ele assinou um protocolo de intenções com o Yunus Centre, entidade do vencedor do Nobel da Paz Muhammad Yunus, de Bangladesh, considerado o "pai" do empréstimo para a baixa renda. A expectativa é garantir R$1,5 bilhão para o setor este ano.

- Acreditamos que a fundação do professor Yunus vai colaborar para trazer um pouco dessa tecnologia para o país, um processo que ele ajudou a implantar tão bem - disse Bendine, que discutirá com o novo parceiro um cronograma de trabalho.

Bendine informou que funcionários do BB serão capacitados para que possam ir a campo para mudar a orientação do crédito. Já Yunus - o banqueiro dos pobres - revelou que o projeto será focado nas mulheres e disse não ver dificuldades para sua implantação:

- O que temos aqui é uma necessidade latente, não muito diferente do que ocorre em outros países. Algumas pessoas estão fora do sistema financeiro e devemos lhes dar suporte para que descubram e exerçam as suas habilidades e possam cuidar de si mesmas.

Os dois viajaram a Belo Horizonte para participar do IV Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade. (Thiago Herdy)