Título: Boletim: Dilma está bem de saúde
Autor: Fernandes, Diana
Fonte: O Globo, 29/05/2011, O País, p. 14

Revista diz que presidente toma remédios para tireoide e diabetes

SÃO PAULO. Atendendo a um pedido da Presidência da República, o Hospital Sírio-Libanês divulgou um relatório em que atesta que a saúde da presidente Dilma Rousseff é ótima, e que não existem sinais de volta do câncer linfático diagnosticado e tratado em 2009. O pedido foi motivado por uma reportagem da ¿Época¿, que chegou às bancas ontem. A revista teve acesso a exames, listas de remédios e relatos médicos sobre a saúde da presidente, que no final de abril teve uma pneumonia. A doença foi mais forte do que inicialmente divulgado e fez com que Dilma despachasse por três semanas no Palácio da Alvorada, a residência oficial, e não no Palácio do Planalto. No último dia 21, a presidente submeteu-se a uma tomografia, que revelou que ela estava curada da pneumonia, diz o boletim.

¿Do ponto de vista médico, neste momento a Sra. Presidenta apresenta ótimo estado de saúde¿, diz o relatório assinado pelos diretores técnico e clínico do Sírio-Libanês, Antonio Carlos Onofre de Lira e Paulo Ayroza Galvão, respectivamente. Segundo a revista, há duas semanas Dilma precisava tomar 28 remédios, entre drogas convencionais, suplementos vitamínicos e outros menos convencionais. A lista de medicamentos incluía, por exemplo, Rocefin e Azitromicina (antibióticos), Clexane (anticoagulante), Calcort (corticóide), Q-10 (coenzima antioxidante para o coração), Fluimicil (para as vias respiratórias) e curcumina (para emagrecer), além de cápsulas de barbatana de tubarão, que dizem ajudar na prevenção de câncer.

Sobre o tratamento contra o câncer, o Sírio-Libanês afirma que a presidente Dilma ¿continua em remissão completa do linfoma, e não há nenhuma evidência de deficiências imunológicas, associadas ou não ao tratamento do linfoma realizado em 2009¿.

A reportagem da ¿Época¿ afirma que a saúde da presidente, de 63 anos, ainda exige atenção. Dilma sofre de diabetes tipo 2, o que a obriga a tomar o remédio Glifage para manter a doença sob controle. Ela sofre ainda de uma doença autoimune conhecida como tireoidite de Hashimoto (a causa mais comum de hipotireoidismo). Nesta condição, as células de defesa de seu organismo reconhecem a glândula tireoide como um corpo estranho e passam a atacá-la. O tratamento prevê a administração diária do remédio Synthroid.